Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Missão à Galícia festeja boas perspectivas de negócio

Por -

Postado em 24/06/2005


Compartilhe

Os representantes do Vale do Taquari concluíram com êxito sua viagem à região da Galícia, inserida no Estado Espanhol (Reino de Espanha), com estatuto de Comunidade Autônoma. A missão, organizada pela UNIVATES, foi composta por integrantes da Instituição, empresários, políticos e representantes de empresas da Região. Entre eles estavam o reitor da UNIVATES, Ney José Lazzari, a prefeita de Lajeado, Carmem Regina Cardoso e o prefeito de Colinas e presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Edelbert Jasper.

------O grupo partiu no dia 11 e retornou na madrugada de 19 de junho ao Estado, com exceção de algumas pessoas que acompanharam integralmente a Feira Internacional Semana Verde da Galícia. A viagem foi a segunda missão da qual o prefeito de Arroio do Meio e presidente da Amvat, Danilo Bruxel, participou. Em sua primeira experiência com essa finalidade, também promovida pela UNIVATES, Bruxel esteve na Alemanha. Ele salientou a importância dos contatos mantidos para a realização de futuros negócios e intercâmbios. O prefeito também destacou que a Galícia e o Vale do Taquari possuem muitas características em comum.

------Para o deputado estadual Elmar Schneider, um dos integrantes da missão, a viagem foi uma ação de ousadia do Vale do Taquari. “Com isso, abriu-se a oportunidade para que a região mantivesse vários contatos, principalmente com setores das Câmaras de Indústria e Comércio espanholas, conquistando resultados imediatos e também com empresários durante a Feira Internacional da Galícia", comentou.

------Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Nilson Gemelli, integrante da comitiva, a promoção da missão pela UNIVATES é uma prova de sua inserção no contexto do desenvolvimento econômico do Vale do Taquari. Gemelli enfatizou que muitos contatos importantes para o futuro fechamento de negócios foram iniciados pelos empresários do Vale. Também julgou bastante produtiva a visita à Feira Internacional Semana Verde da Galícia, na cidade de Silleda, onde puderam ver o forte investimento feito pelo governo no evento, a sua estrutura de funcionamento e as áreas de interesse em que os empresários espanhóis poderão atuar na região.

------UNIVATES agiliza vários convênios

------O grupo representante da UNIVATES esteve em contato com a Universidade e a Escola de Negócios de Vigo, a última vinculada à instituição bancária Caixa Nova. Com ambas, iniciaram-se tratativas para o desenvolvimento de convênios para o intercâmbio de estudantes e professores. Com a Escola de Negócios deverá ocorrer a realização de um curso de pós-graduação em parceria, com aulas oferecidas nas duas instituições. Com a Universidade de Santiago de Compostela a UNIVATES iniciou os contatos para a assinatura de convênios para intercâmbios, o mesmo ocorrendo com a Universidade do Porto, a maior de Portugal.

------Acadêmicos de Comércio Exterior integraram comitiva

------A visita da comitiva do Vale do Taquari foi amplamente divulgada nos veículos de comunicação galegos. De acordo com o coordenador do curso de Comércio Exterior (ComEx) da UNIVATES, professor João Carlos Britto, a missão internacional preparada pela Instituição foi a maior já recebida pela Galícia. Ele destaca que a viagem abriu perspectivas altamente positivas para o Vale do Taquari. “Não houve nenhum instante de desapontamento durante a viagem”, elogia. Conforme o docente, o interesse dos galegos pelo Brasil é bastante grande e a comitiva da região deixou uma boa impressão no exterior. Britto comentou as diversas possibilidades de negócio iniciadas pelos integrantes da missão em áreas como a de vestuário e alimentação, por exemplo.

------A viagem foi uma oportunidade para alunos do curso de ComEx colocarem em prática os conhecimentos que têm recebido. Márcio Gonçalves (diretor de exportação da Haenssgen) e Leonardo Stephan (empresário do ramo de exportação) aproveitaram o momento para fazer contatos e pesquisas de mercado. Segundo Britto, a missão permitiu aos acadêmicos executar de fato algumas das funções atribuídas aos bacharéis de ComEx.

------Para o docente, a medida que a região realizar negociações com o mercado internacional, haverá um crescimento das atividades desenvolvidas pelas empresas locais, aumentando assim a necessidade de profissionais de ComEx. Britto recomenda a participação de empresários em missões como a promovida pela UNIVATES. “O envolvimento em feiras e atividades de prospecção de mercado deve ocorrer continuamente. Em algum desses momentos vai se fechar um negócio”, afirma, frisando que os empreendedores precisam mostrar o que fazem e buscar mercado para seus produtos.

------Foto: Uma das reuniões da qual os representantes da região participaram na Galícia. Crédito: Divulgação.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar