Núcleo de Cultura divulga exposições do mês de outubro

Postado em 04/10/2012 09h13min

Por Tuane Eggers

O Núcleo de Cultura da Univates divulgou, nesta semana, as exposições do mês de outubro, que podem ser visitadas gratuitamente. Entre os dias 1º e 15 de outubro, a mostra “Pintura em Expansão – Desdobramentos de uma Experiência”, da artista Maria Helena Piccinini, poderá ser conferida no Espaço Arte 3. No mesmo período, a exposição “Rica América”, da fotógrafa Carolina Alberton Leipnitz, pode ser apreciada no Espaço Arte 7.

Conforme a autora, a proposta foi retratar os diferentes pontos de vista na sua viagem pela Bolívia e Peru, realizada em 2011. Entre os dias 1º e 15, a mostra “Na busca da Harmonia Improvável”, da artista Traudi Ingrid Meurer, também poderá ser apreciada no Espaço Arte 9. No período de 1º a 10 de outubro, os alunos do curso de Design realizam uma exposição de seus trabalhos, que pode ser conferida no Espaço Arte 11. Já entre os dias 2 e 16 de outubro, a mostra “Fotografia na Sala de Aula”, da artista Silvane Bard Kofer, pode ser apreciada no Espaço Arte 8. Conforme Silvane, o projeto surgiu do interesse dos próprios alunos quando foi apresentado, no início do ano, imagens de ilusões de óptica feitas por meio da fotografia.

No Espaço Arte 9B, no mesmo período, está sendo realizada a mostra “O Pampa em Luz e Poesia”, do fotógrafo Eduardo Rickes. A exposição busca difundir, por meio da imagem poética e fotográfica, a cultura gaúcha, as cenas de campo e todas as variantes que envolvem o cenário rural dos habitantes do extremo sul do Brasil. Entre os dias 11 e 25 de outubro, no Espaço Arte 11, serão expostas maquetes desenvolvidas nas disciplinas de Projeto do Curso de Arquitetura.

Já no período de 16 a 27 de outubro, o tema da exposição do Espaço Arte 3 será “O Vazio, a Luz e a Matéria”, do artista Mario Cladera. A mostra traz esculturas em resina e ferro. No mesmo período, a exposição “Luz, Câmera, Ação: uma análise da II Guerra Mundial através das lentes de cinema em 'A Cena Muda'”, organizada pelo Museu Regional do Livro, poderá ser conferida no Espaço Arte 7.

No Espaço Arte 9, no mesmo período, será realizada a mostra “Cores, Flores e Amores” da artista Liane Paaschen. São experiências com pintura, escultura e desenho com alunos de Educação Artística. Entre os dias 17 e 29, o artista Carlos Meinardi mostra sua exposição “O Expressionismo de Meinardi”, no Espaço Arte 8. Conforme ele, a mostra é inspirada no movimento Blue Rider, de 1911.

E no Espaço Arte 9B, no mesmo período, a exposição será “Cirque”, de Sônia Nürich Seibel, que mostra suas esculturas baseadas em acrobacias circenses. São sete obras em bronze de figuras humanas. Já no câmpus de Encantado, a exposição de caricaturas “Salão de Humor Univates” permanece até o dia 12 de dezembro.

Mais informações sobre as exposições e demais atividades podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura, pelo site www.univates.br/nucleodecultura, telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Exposições de pintura, fotografia, escultura e trabalhos acadêmicos podem ser conferidas no câmpus de Lajeado