Futurismo e inovação por Tiago Mattos

Postado em 28/09/2016 15h03min e atualizado em 26/02/2018 13h53min

Por Artur Dullius

De 6 a 8 de outubro, a Univates realiza o CRIExp, evento focado em criatividade, inovação e empreendedorismo. Durante a programação, vários nomes do Vale do Silício e do cenário nacional estarão na Univates ministrando palestras e workshops. Entre eles está Tiago Mattos, multiempreendedor, educador, palestrante e futurista, que participa das atividades na noite de 6 de outubro.

Mattos é formado pela Singularity University – parceria da Nasa e do Google, dentro do campus da Nasa, no Vale do Silício, que prepara os “líderes do amanhã”. O palestrante também possui formação em “Intelligent Organizations and the Future of Work” pela Massachusetts Institute of Technology (MIT) e em “Business Excellence” pelo Disney Institute

Como empreendedor, esteve em vários times de cofundação de mais de 14 iniciativas, como: Perestroika, Scholé, Sputnik, Esquina 111, Balalaika, Iscola.cc, Czarina, entre outros. Suas iniciativas já foram destacadas pela mídia internacional, como Forbes e Fast Company. Hoje, lidera um projeto chamado Aerolito, que aborda desenvolvimento e programação, hacking, making e robótica. Além disso, é autor do livro “Vai Lá e Faz” e cofundador da Pipa, primeira aceleradora de startups brasileira para projetos de alto impacto.

Palestra
Durante a programação do CRIExp, Mattos ministra a palestra “Futurismo e inovação: o futuro não chega ao mesmo tempo para todo mundo. Mas, uma hora, chega”. A atividade ocorre na quinta-feira, a partir das 20h, e aborda os impactos da revolução digital, que chegou como um tsunami e tornou defasados os conceitos da Revolução Industrial.

Mas, segundo o palestrante, em breve veremos uma nova onda, três vezes maior, que vai deixar a revolução digital obsoleta. “Se você já domina os conceitos do mundo digital, a má notícia é que vamos ter que reaprender novamente. Reaprender a gerir. Reaprender a empreender. Reaprender a viver em sociedade. Reaprender a conviver com a tecnologia”, garante.

O CRIExp
Realizado pela primeira vez neste ano, o CRIExp já nasce como um dos maiores eventos do Sul do país em empreendedorismo e inovação. O evento conta com a participação de painelistas internacionais, como Justin Wilcox e Henrik Scheel, do Vale do Silício (EUA), e grandes nomes do cenário nacional, como Martha Gabriel, autora do best-seller Marketing na Era Digital”.

Além disso, o CRIExp ainda abre espaço para a música com o CRIE Music Experience. O festival ocorre na sexta-feira, dia 7, no Complexo Esportivo Univates, e a principal atração da noite é Maria Gadú. A paulista apresenta a turnê Guelã, do seu terceiro álbum de carreira. O festival ainda conta com os shows das bandas Acústicos e Valvulados, Identidade e Tenente Cascavel.

As inscrições para o CRIExp podem ser realizadas pelo site www.criexp.com.br, lembrando que até o próximo dia 30 o público pode comprar ingressos do primeiro lote por um valor especial.

Texto: Artur Dullius
Palestrante estará na Univates no dia 6 de outubro