Divulgados os vencedores do 2º Concurso do Arte na Cidade de Lajeado

Postado as 01/09/2021 08:40:27

Por Lucas George Wendt

O 2º Concurso Arte na Cidade, de Lajeado, já tem vencedores. Os artistas que tiveram seus trabalhos escolhidos para embelezar espaços urbanos foram revelados na noite de sexta-feira, 27, durante o encerramento do evento Crie Smart Cities, realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Representantes da Prefeitura de Lajeado e da Universidade estiveram presentes no Teatro Univates para a entrega dos certificados aos vencedores.

De acordo com a coordenadora da Cultura da Secel, Talita Fracalossi, o concurso recebeu 12 inscrições no total. “É muito gratificante ver que o Arte na Cidade ganhou essa dimensão. O nosso desejo e objetivo é levar arte às pessoas que estão em seu cotidiano. As cidades, no encontro com a arte, possibilitam promover experiências estéticas capazes de provocar novos modos de olhar para as relações com o espaço. Agora, o próximo passo será dar andamento na limpeza dos espaços escolhidos para darmos início a execução desses lindos projetos”, ressaltou Talita.

Com o tema  “Celebrando os 130 anos de Lajeado'', os cinco projetos artísticos de intervenção urbana escolhidos serão realizados no Muro do Presídio Estadual de Lajeado no bairro Florestal, no Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro, no Ginásio da Associação de Moradores do bairro Montanha, no Muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena, no bairro Olarias, e no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão.

Além das intervenções principais, cada artista ou equipe vencedora deverá definir e executar outros dois espaços de intervenção artística de menor dimensão, situados no mesmo bairro. A ideia é que os locais dessas pinturas sejam escolhidos com a participação da  comunidade.

Após admirar as intervenções do primeiro Arte na Cidade, a estudante Bruna Karolina Schuster Becker resolveu se inscrever para participar do segundo concurso. Na sexta-feira, foi revelada a vencedora do espaço da Associação de Moradores do Bairro Montanha. O desenho proposto por Bruna remete à importância da leitura, da educação, da arborização urbana e do uso de transporte sustentável. “Observei as artes lindas que fizeram na primeira edição do Arte na Cidade e me senti capaz de criar uma para a nossa cidade também, visto que desenhar é um dos meus hobbies favoritos. Minha mãe me incentiva a desenhar desde criança, e com a prática eu me senti mais confiante. Gosto de participar de tudo que possa agregar algo de positivo na minha vida de alguma forma e com o Arte na Cidade não foi diferente. Fiquei muito feliz”, contou Bruna.

Já  Ivana Lazzaron Pereira, arquiteta e urbanista, vencedora do espaço Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, conta que buscou relacionar o tema do concurso a sua própria história. “O São Cristóvão foi onde a minha família materna morou quando veio para Lajeado, então boa parte da minha infância aconteceu ali. Outro motivo foi que adoro a arquitetura do ginásio, e isso complementou a minha escolha. Busquei na minha proposta relacionar Lajeado a minha história. Meu avô materno trabalhava martelando pedras, principalmente ametistas, que é uma pedra característica da nossa região e também citada no hino de Lajeado. Sendo assim, usei Ametistas e a frase do hino lajeadense “onde brota a ametista” para ilustrar a minha composição artística. Ter um trabalho desenvolvido com tanto amor, reconhecido e sendo premiado, é pura alegria. Não só pela arte em si, mas também por tudo que ela representa pra mim”, explicou Ivana.

Nicole Morás

Os selecionados receberão R$ 10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários. A estimativa é iniciar as intervenções até outubro.

Confira os vencedores (as fotos da entrega estão na galeria acima, com exceção de Samuel, que não pôde estar presente no evento):

Local 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado - Florestal

Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

Local 2: Ginásio SAMB - Jardim do Cedro

Proposta vencedora: Alessandro Cenci e Romulo Renan Moura (sem título)

Local 3: Associação de Moradores do Bairro Montanha

Proposta vencedora: Bruna Karolina Schuster Becker (título do projeto: Futuro Sustentável)

Local 4: Muro EMEF Nova Viena - Olarias

Proposta vencedora: Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhardt (título do projeto: Origens)

Local 5: Centro Esportivo Municipal Mário Lampert - São Cristóvão

Proposta vencedora: Ivana Lazzaron Pereira (título do projeto: Cidade Joia)

Logo ods