Mestrando do PPGBiotec é selecionado para Encontro de Química da Região Sul

Postado em 01/12/2017 17h43min e atualizado em 01/12/2017 17h45min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

A lactase é a enzima responsável por transformar a lactose (o açúcar do leite) em glicose e galactose. Essa enzima é usada nos laticínios no desenvolvimento dos produtos zero lactose ou com quantidade reduzida desse açúcar. Como esse processo possui custo elevado para a indústria, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Adriano Gennari estuda um processo de imobilização dessa enzima em um material inorgânico. Sua pesquisa foi selecionada para ser apresentada na forma oral no XXIV Encontro de Química da Região Sul, organizado pela Sociedade Brasileira de Química da Região Sul (SBQ-SUL), que acontece nesta semana em Florianópolis.

Conforme Gennari, a imobilização da enzima em um material inorgânico, o Immobead, faz com que ela possa ser reutilizada várias vezes, pois “gruda” no material, fazendo com que os laticínios produzam os mesmos produtos com custo menor. O trabalho do mestrando foi apresentado na sessão Química Inorgânica. Intitulada “Efeito da modificação química do Immobead 150 na imobilização da enzima β-galactosidase”, a pesquisa conta com a participação da bolsista de iniciação científica Francielle Herrmann Mobayed, da professora Giandra Volpato, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e da professora orientadora Claucia Fernanda Volken de Souza.