Pesquisa sobre nutrigenética busca voluntários

Postado em 03/04/2018 09h54min e atualizado em 03/04/2018 14h22min

Por Assessoria de Imprensa Univates

O Grupo de Pesquisa Neuro&Nutri Genética da Univates busca voluntários - alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação - para participar da amostra de pesquisa do projeto “Aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais: implicações para as doenças multifatoriais”. O objetivo do estudo é avaliar os possíveis efeitos das interações entre o consumo alimentar e polimorfismos genéticos sobre desfechos antropométricos, bioquímicos e comportamentais de indivíduos adultos.

Interessados em participar do estudo devem assinar termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Após, será feita a coleta de dados. Na primeira etapa, com duração de cerca de 60 minutos, os participantes responderão a um questionário sobre dados demográficos, hábitos de vida, prática de atividade física, história clínica e histórico familiar, terão suas medidas antropométricas avaliadas e passarão por anamnese.

Na segunda consulta, preferencialmente agendada para o turno da manhã, será realizada a coleta de sangue periférico para análises bioquímicas e moleculares. Após a coleta, o paciente recebe um lanche.

Os benefícios do estudo serão obtidos a longo prazo e serão divulgados para a população em forma de artigos científicos. Não haverá benefício direto para o paciente, apenas receberão os resultados dos exames laboratoriais (glicose, perfil lipídico, TGO, TGP, gama GT, para avaliar a função hepática, e creatinina e ureia para avaliar a função renal), realizados por meio da coleta sanguínea.

O estudo está de acordo com as normas vigentes na Resolução CNS 466/2012, que rege as pesquisas com seres humanos, e possui aprovação da Câmara e do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep/Univates: 2.502.199).

O projeto, coordenado pela professora Verônica Contini, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Interessados podem contatar a equipe da pesquisa, pelo e-mail nutrigeneticauni@gmail.com, e agendar a consulta.