Univates é contemplada com recursos do CNPq

Postado em 30/04/2018 10h01min e atualizado em 30/04/2018 10h04min

Por Artur Dullius

Nicole Morás

Oito pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram recursos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, o valor repassado pelo órgão de fomento é de R$ 301.034,45. O edital do CNPq Universal teve por objetivo a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Entre os recursos também estão previstos o oferecimento de bolsas de incentivo para alunos de graduação iniciarem sua caminhada na pesquisa científica. As bolsas de iniciação científica buscam despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Pesquisadores Contemplados:

Coordenadora: Camille Eichelberger Granada
Projeto: Identificação e caracterização de microrganismos isolados de soro de queijo proveniente de leite bovino, de búfala e de cabra, para bioprodução de substâncias de valor agregado.
Valor ganho: R$ 30.000,00

Coordenadora: Lucélia Hoehne
Projeto: Caracterização físico-química e fitoquímica de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul
Valor ganho: R$ 30.000,00

Coordenadora: Luciana Turatti
Projeto: Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica: a construção de sentidos em torno das diretrizes nacionais pelo Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Arroio do Meio, RS, Brasil
Valor ganho: R$ 26.500,00 + 1 Bolsa de Iniciação Científica (R$ 14.400,00 - duração de 36 meses)

Coordenadora: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Projeto: Despertando a vocação científica e a criatividade por meio da modelagem matemática em alunos do Ensino Médio no interior do Rio Grande do Sul
Valor ganho: R$ 23.000,00

Coordenador: Ramatis Birnfeld de Oliveira
Projeto: Identificação de marcadores moleculares (miRNA) que precedem o desenvolvimento da doença de Parkinson
Valor ganho: R$ 21.000,00

Coordenadora: Ieda Maria Giongo
Projeto: Ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atividades exploratório-investigativas e formação docente
Valor ganho: R$ 43.500,00 + 1 Bolsa de Iniciação Científica (R$ 14.400,00 - duração de 36 meses)

Coordenadora: Jane Márcia Mazzarino
Projeto: Imagem e educomunicação socioambiental: investigação e inovação a partir da interface com a etnografia visual
Valor ganho: R$ 31.024,00

Coordenador: Noeli Juarez Ferla
Projeto: Manejo e controle biológico de ácaros tetraniquídeos em vinhedos do estado do Rio Grande do Sul
Valor ganho: R$ 52.810,45  + 1 Bolsa de Iniciação Científica (R$ 14.400,00 - duração de 36 meses).