Professor aborda desempenho esportivo e qualidade de vida de jovens atletas em tese de doutorado

Postado em 02/05/2018 16h38min e atualizado em 03/05/2018 10h58min

Por Bruna Laís Alves/DIPES

As relações entre as cargas de treinamento, o desempenho esportivo e a qualidade de vida de atletas de até 15 anos foram abordadas na tese de doutorado do professor Rodrigo Rother. Docente do curso de Educação Física da Univates, Rother agora é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates (PPGAD).

Intitulado “Desempenho esportivo de atletas infantis do voleibol gaúcho e as relações com a qualidade de vida”, o estudo buscou traçar o perfil sociodemográfico e esportivo das atletas filiadas à Federação Gaúcha de Voleibol, caracterizar o treinamento que realizam na modalidade, ranquear o desempenho delas nas competições que disputam e correlacionar estes dados com os níveis de qualidade de vida que apresentam.

Bruna Laís Alves

Conforme Rother, são raras as referências a cargas de treinamento na faixa etária da categoria infantil e os impactos na saúde e na qualidade de vida dos praticantes de esportes, especialmente o voleibol. Segundo o doutor, essa modalidade de esporte é uma das mais praticadas no Brasil e o país é referência no cenário internacional.

O estudo aplicou com as atletas um questionário de percepção da qualidade de vida. Além disso, foram entrevistados 169 atletas gaúchas e seus técnicos com o objetivo de estabelecer relação entre as atividades realizadas nos treinos e a qualidade de vida percebida.

“Acredito ter encontrado resultados que contribuem para o trabalho de formação de atletas para o voleibol gaúcho, referenciando a captação de novas atletas, a organização das cargas de treinamento e a organização de competições, aliadas aos benefícios que a prática esportiva pode trazer para a qualidade de vida e a saúde dos praticantes”, afirma o professor em relação ao estudo.

O trabalho de Rother foi orientado pela professora doutora Claudete Rempel (Univates) e a banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Luciana Turatti (Univates), Magali Teresinha Quevedo Grave (Univates) e José Cícero Moraes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A defesa da tese aconteceu em outubro de 2017.