Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Congresso discute a pesquisa na América Latina

Postado em 21/06/2018 14h56min e atualizado em 21/06/2018 14h59min

Por Artur Dullius

A Universidade do Vale do Taquari deu início, na manhã desta quinta-feira, dia 21, ao II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento. O evento, que reúne pesquisadores nacionais e internacionais, busca apresentar estudos, pesquisas e ações de extensão realizados na Univates e em outras instituições de ensino.

Artur Dullius

A programação teve início, no auditório do Prédio 11, com a palestra “A pesquisa científica na América do Sul". A atividade contou com a participação da professora doutora Simone Stülp, que falou sobre o âmbito investigativo no Brasil. Na sequência a professora doutora Nidia Yaneth Torres Merchan, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, da Colômbia, apresentou um panorama da pesquisa dentro do país colombiano.

Segundo dados apresentados por Nidia, o país conta com 81 universidades no seu território, sendo 32 públicas e 49 privadas. “Por meio da criação de redes de conhecimento com Universidades nacionais e internacionais, buscamos melhorar a produtividade e competitividade do nosso país”, conta.

Por fim, Jorge Valdés, professor doutor da Universidad Mayor, do Chile, destacou a importância da ligação entre as Instituições que fomentam a investigação e o setor produtivo. Para isso, ele afirma que é vital entender o correto funcionamento do ciclo de inovação. “Ele está fundamentado em quatro pontos principais: a concepção da ideia, a formação do produto, a comercialização e, por fim, a maturação, que é quando ele chega aos clientes”, explica.

Sequência da programação

Nesta quinta-feira, às 17h30min, ocorre a palestra “Como desenvolver o espírito de inovação”, com o professor Luis Humberto de Mello Villwock. Já na sexta-feira, dia 22 de junho, às 14h, será realizada a palestra “A reinvenção da extensão enquanto espaço de aprendência”, com Simone Loureiro Brum Imperatore, e às 19h30min ocorre a palestra de encerramento, “Pesquisa para Inovação: um panorama no Brasil”, ministrada pelo doutor Lúcio Angnes. Nos dois dias haverá apresentação oral de trabalhos científicos.


O II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento é voltado a estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e/ou Tecnológica, bolsistas e voluntários de projetos de Extensão, professores, pesquisadores e comunidade externa. Mais informações podem ser obtidas em goo.gl/wFszBe, pelo e-mail congressointernacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.