A Naturovos já tem desenvolvido estudos em parceria com a Univates, em especial o Tecnovates. Agora a ideia é intensificar essa pesquisa no PPGSAS, rastreando os mecanismos de funcionamento dos ácaros que atacam as galinhas e estabelecendo estratégias de controle biológico aplicados a esses microorganismos. Ou seja, sem o uso de pesticidas ou de produtos químicos que possam prejudicar os animais e mesmo a qualidade dos ovos produzidos Noeli Juarez Ferla
Saiba mais
O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos para o controle populacional de outra espécie, quando são evitados danos às plantas ou animais mantidos em ambiente natural ou artificial. Essa tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de diminuir a população da praga naturalmente, sem o uso de agrotóxicos.
De acordo com Ferla, o controle biológico tem se mostrado cada vez mais uma alternativa natural e não prejudicial ao ambiente para o controle de pragas. “Os alunos do PPGSAS podem desenvolver estudos aplicados de controle biológico nas mais diversas culturas, destacando-se a cultura do morango, soja, erva-mate, videiras, bem como a cadeia avícola com o controle ecológico de ectoparasitas”.
