Laboratório de Acarologia recebe pesquisador do Piauí

Postado as 26/11/2018 18:54:45

Por Ana Amélia Ritt

Na última semana o Laboratório de Acarologia da Univates recebeu o professor de Agricultura José Cláudio Barros Ferraz, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Avançado José de Freitas. A visita buscou aprofundar o conhecimento na área, com destaque à família de ácaros Tetranychidae, uma das que mais causam danos na agricultura.

Ana Amélia Ritt

No período, Ferraz foi acompanhado por bolsistas e pesquisadores do laboratório e pelo professor Noeli Juarez Ferla. O contato surgiu durante o Simpósio Brasileiro de Acarologia, evento que ocorreu em Goiás na metade deste ano. “Já conhecia o professor Ferla pelas suas publicações. A aproximação entre a Univates e o IFPI possibilita o desenvolvimento da pesquisa no Piauí. O Estado é carente nessa área e não possui nenhum acarologista. Esse treinamento de identificação dos ácaros da família Tetranychidae permitirá o encontro de novas espécies e a verificação da ocorrência deles na agricultura de lá”, explica Ferraz.

Ana Amélia Ritt

Entre as atividades desenvolvidas estiveram a preparação de lâminas para identificação de ácaros e formas de coleção de referência, identificação de famílias, gênero e espécie e o conhecimento do método de criação de ácaros. “A oportunidade foi bem proveitosa e fui recebido muito bem. Todas as pessoas do laboratório se mostraram disponíveis e compartilharam muitos conhecimentos. O laboratório da Univates é bem estruturado e com equipamentos adequados”, destacou o professor.

Além da aplicação no Piauí, Ferraz afirma que o encontro possibilita a produção de pesquisa conjunta. “A possibilidade aproxima não só pesquisadores, mas os próprios estudos entre regiões diferentes do Brasil, com características variadas. É um intercâmbio entre os Estados”, destaca. O professor conta ainda que o Campus Avançado José de Freitas do IFPI está em fase de implantação de um Laboratório de Entomologia e Acarologia, servindo a visita como base para verificar os equipamentos essenciais para a realização de pesquisas.

Ana Amélia Ritt

O pesquisador Ferraz foi acompanhado pela voluntária do Laboratório de Acarologia da Univates e estudante de Ciências Biológicas, Júlia Jantsch Ferla.