Professora da Univates realiza pós-doutorado na Espanha

Postado as 29/11/2018 14:36:57

Por Natália Bottoni

Ana Amélia Ritt

Nesta sexta-feira, dia 30, a professora do curso de Direito da Univates Luciana Turatti atravessa o Oceano Atlântico para chegar ao continente europeu. Ela atua também como docente dos Programas de Pós-Graduação da Univates em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). A pesquisadora estará, até o dia 28 de fevereiro de 2019, na Universidade de Sevilha (US), na Espanha, realizando seu pós-doutorado na área do Direito.

Luciana vai desenvolver pesquisas que darão continuidade à sua tese de doutorado, relacionada à governança hídrica; especificamente, analisará a prática do tema na região de Andaluzia. “A governança hídrica é um sistema de gestão dos recursos hídricos em que todos os atores sociais se envolvem para promover a melhoria na gestão, assegurar a democratização desses processos e garantir que o bem (água) seja assegurado a todos”, explica a profissional. O seu orientador, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da US Álvaro Sanchez Bravo, é autor de várias obras relacionadas ao Direito Ambiental e aos recursos hídricos.

A professora irá comparar as investigações da área entre o Brasil e a realidade espanhola. Ela busca aproximar ainda mais a Univates e a US por meio dos seus pesquisadores, permitindo a internacionalização das pesquisas. Além disso, objetiva ampliar as parcerias com outras instituições, como a Associação Andaluza de Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da qual Bravo é presidente.