Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza reunião técnica com representantes de indústrias da região

Postado as 03/12/2018 15:00:37

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Na tarde da última sexta-feira, dia 30, o Laboratório de Biorreatores do Tecnovates realizou reunião técnica com cooperativas e indústrias regionais, com o objetivo de apresentar os resultados de um dos projetos de pesquisa desenvolvidos na área do biogás com foco em seu aproveitamento energético.

A reunião faz parte do escopo do projeto “Tratamento anaeróbio de biomassas residuais com foco na geração de energia renovável”, viabilizado por meio do Convênio SDECT DCIT 57/2016 com o Estado do Rio Grande do Sul. A atividade contou com a presença de representantes de cooperativas e indústrias da região. 

No início do evento, o professor Dr. Odorico Konrad comentou sobre a inserção do projeto no contexto regional, com abordagem do tema principal: desenvolvimento da cadeia do biogás no Vale do Taquari e os desafios técnicos e tecnológicos. Na sequência, o engenheiro ambiental Tiago Feldkircher fez relato sobre experiências, projetos de pesquisa e parcerias investidas pela Cooperativa Languiru na área do biogás. 

A também engenheira ambiental e funcionária do Tecnovates Camila Hasan debateu sobre a avaliação de biomassas residuais em relação ao potencial de produção de biogás e metano e apresentou os resultados obtidos na pesquisa. 

Por fim, os engenheiros Marildo Guerini Filho e Ricardo Dalpaz apresentaram resultados obtidos com a pesquisa sobre o aproveitamento de biogás e biometano para fins energéticos. Durante o encontro, os participantes tiveram espaço para debate e questionamentos referentes às pesquisas. 

Para o coordenador do Laboratório de Biorreatores, professor Odorico Konrad, este evento é de grande importância, pois é uma forma da Universidade mostrar à comunidade os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo laboratório. “Nós fazemos a pesquisa em escala de laboratório, mas sempre buscamos dar retorno para a comunidade, para as empresas, sobre os resultados que obtivemos em relação às pesquisas sobre a utilização do biogás como alternativa para a produção de energia para os próximos anos”, explica. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5735.