Estudantes da Univates participam do Les Doctoriales

Postado as 04/12/2018 14:27:21

Por Nicole Morás

Divulgação

Três doutorandos da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram recentemente do Les Doctoriales, um evento que teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar a sua consciência sobre as competências profissionais transversais adquiridas ao longo da sua formação, preparando-os para a inserção no mundo profissional.

Do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), Vanessa Vian participou da equipe que ficou em primeiro lugar no Les Doctoriales. “A imersão com um grupo de doutorandos, realizando desafios que visam à inovação por meio de desenvolvimento de competências transversais e multidisciplinares, é fantástica. Na oportunidade, pudemos desenvolver um trabalho em equipe, pensando em inovação a partir da análise mercadológica e com foco na ciência e tecnologia”, analisa.

Segundo Vanessa, os 104 doutorandos foram divididos em grupos de cerca de 13 pessoas, nos quais cada um apresentou seu projeto de doutorado. Pelo desafio 24 Innov, cada grupo teve de elaborar uma proposta para ser apresentada a um grupo de empresários. “O desafio exigiu o desenvolvimento de diferentes habilidades, como dinamismo, coletividade e criatividade. Para a realização da proposta vencedora, o grupo passou pela pressão devido ao pouco tempo, o consenso de ideias, a adequação ao novo, a superação do cansaço”, explica.

A proposta do grupo de Vanessa foi a criação de uma plataforma digital voltada a idosos. Como prêmio pela colocação em primeiro lugar, a equipe de Vanessa terá a ideia incubada na Fábrica do Futuro, de Porto Alegre, um empreendimento de startups baseado em um ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia.

Também participaram os doutorandos Gisele Buffon, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), e Rodrigo Spinelli, do PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

Saiba mais

O Les Doctoriales é um seminário de imersão voltado a alunos doutorandos, cujo objetivo é ampliar a sua consciência sobre as competências profissionais transversais adquiridas ao longo da sua formação, preparando-os para a inserção no mundo profissional. Durante dois dias, os doutorandos foram instigados a desenvolver projetos inovadores em grupos multidisciplinares. Os projetos foram apresentados para uma banca de empresários, que selecionou as melhores propostas. O evento é promovido pela Aliança Francesa.