Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgados resultados de pesquisa desenvolvida na Univates sobre a produção de biogás a partir de biomassas residuais

Postado as 17/12/2018 15:56:38

Por Leonardo Seibel

O Laboratório de Biorreatores, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), divulgou nesta segunda-feira, dia 17, boletim técnico com os resultados obtidos com o projeto de pesquisa “Tratamento anaeróbio de biomassas residuais com foco na geração de energia renovável”, realizado em parceria com o Governo do Estado.

O documento, que pode ser conferido aqui, expressa os principais resultados alcançados em relação aos potenciais de produção de biogás e biometano, obtidos a partir do aproveitamento de biomassas residuais submetidas à digestão anaeróbia.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Odorico Konrad e viabilizado pelo Estado do Rio Grande do Sul por meio do Convênio Sdect DCIT nº 57/2016, aos pólos de modernização tecnológica, contemplando atividades que foram executadas em escalas laboratorial e piloto, vinculadas ao Laboratório de Biorreatores do Tecnovates.

Saiba mais

Desde 2009 o Laboratório de Biorreatores da Univates desenvolve pesquisas na área do biogás, a partir da investigação dos potenciais de produção de biogás oriundo, principalmente, de biomassas residuais. Em 2017, a partir da aplicação dos recursos financeiros destinados pelo Governo do Estado para a execução do projeto, pôde ampliar seu escopo de atividades incluindo avaliações na área do aproveitamento do biogás em relação ao seu potencial de geração de energia elétrica, térmica e como combustível veicular.

O projeto teve como principal parceira e objeto de estudo a Cooperativa Languiru, por meio da avaliação das diversas biomassas residuais geradas em suas unidades produtivas e nas propriedades rurais de seus associados.