Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora da Univates participa de pesquisas vinculadas ao desenvolvimento de novos fármacos na Alemanha

Postado as 27/03/2019 14:15:20

Por Nicole Morás

Buscando aprofundar o conhecimento e realizar pesquisas sobre novas moléculas candidatas a fármacos e com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas, a professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, doutora Márcia Goettert, realizou um período de estudos em Tübingen, na Alemanha.

Nicole Morás

A docente permaneceu de novembro de 2018 a março de 2019 no país, onde atuou como professora visitante e realizou pesquisas vinculadas a um trabalho de cooperação científica, com financiamento do programa Tübingen Reloaded e do Brasilien-Zentrum, da Universidade de Tübingen.

 

A ação faz parte da pesquisa “Biotecnologia e farmacologia de produtos naturais” e do estudo “Reposicionamento e associação de fármacos e de moléculas candidatas” , que vem sendo desenvolvido desde 2013 em parceria entre as duas universidades. O estudo busca identificar pequenas moléculas que possam inibir proteínas que tenham “papel-chave” em processos inflamatórios crônicos como, por exemplo, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer e, ainda, por qual mecanismo isso ocorre.

Divulgação

 

A professora Márcia destaca que o professor Dr. Stefan Laufer, coordenador do grupo de pesquisa alemão, é referência internacional nas áreas de química medicinal e farmacologia, enfatizando que alguns fármacos que estão atualmente em fase clínica foram desenvolvidos pelo grupo. “Além disso, a interação e aproximação da pesquisa do grupo alemão com a pesquisa clínica vem ganhando destaque por meio de importantes artigos publicados em revistas internacionais de excelência, como a Nature. A atuação na Universidade de Tübingen, que atualmente está listada entre as universidades de excelência no mundo, em especial no grupo do Dr. Laufer, abre oportunidades de pesquisas e de novas interações, ampliando o trabalho que vem sendo desenvolvido na Univates”, afirma.

 

A professora acrescenta que essa experiência vai permitir a definição de novas pesquisas prioritárias para a identificação e o desenvolvimento de novas moléculas candidatas a fármacos, além de fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino e os pesquisadores. Ainda, a internacionalização das pesquisas realizadas já gerou inúmeras publicações conjuntas e a mobilidade de discentes do PPGBiotec.

Participação em eventos

Divulgação

 

 

 

De 25 a 28 de fevereiro, a Dra. Márcia Goettert participou do 4th German Pharm-Tox, do 85th Annual Meeting of the German Society for Experimental and Clinical Pharmacology and Toxicology (DGPT) e do 21th Annual Meeting of the Association of the Clinical Pharmacology Germany, um evento importante na área de farmacologia clínica e desenvolvimento e novos tratamentos. Nos eventos ela apresentou o trabalho “JAK3 and p38 MAPK inhibitors regulates hepatocellular carcinoma proliferation”.

Inscrições em fluxo contínuo para o PPGBiotec

O mestrado e o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições por meio do edital de fluxo contínuo.

Essa opção permite aos candidatos iniciarem o curso ainda em 2019. As aulas são oferecidas no regime ​presencial e regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no período de  abril a dezembro de cada ano.

As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto pelositewww.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. ​Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgbiotec ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.