Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos de Ciências Biológicas da Univates participam de videoconferência em sala de aula

Postado as 11/04/2019 14:40:22

Por Natália Bottoni

Na noite da quinta-feira passada, 4, os alunos da disciplina Sistemática e Evolução de Criptógamas da Univates participaram de uma videoconferência em sala de aula com a pós-doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Natália Mossmann Koch. Ela conversou com os acadêmicos sobre liquens. Este é o quarto semestre que a professora Elisete Maria de Freitas oportuniza essa atividade aos estudantes da área de Ciências Biológicas da Instituição.

Natália Bottoni

“Os liquens são pouco estudados no Brasil. Eles são indicadores de qualidade ambiental, e não há muitos profissionais da biologia que pesquisam sobre as características e a importância ambiental e econômica desse grupo. Esse fato ressalta a importância de os alunos conhecerem esses organismos, pois se abrem portas para uma futura atuação profissional nessa área”, afirma.

A palestrante Natália já participou de duas expedições na Antártica, onde atuou no levantamento de espécies de liquens. Atualmente suas pesquisas buscam avaliar as variações das comunidades de liquens em ambientes urbanos, com o intuito de compreender como as variações ambientais e a poluição do ar podem influenciar esse grupo.

A videoconferência proporcionou ampliar o conhecimento dos estudantes sobre uma das tantas áreas de atuação da biologia. Para a aluna Cynthia de Freitas Birkheuer, a ação foi significativa. “Temos contato com os liquens na graduação, mas conversar com um especialista do assunto na faculdade é raro. Não há muitas pesquisas publicadas sobre a flora liquênica, por isso também a importância de aproximação com esse grupo”, reconhece.

Vestibular

Tuane Eggers

O curso de Ciências Biológicas, licenciatura ou bacharelado, recebe inscrições no Vestibular. No total são 36 cursos presenciais e 16 EAD disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.