Desde o início do mês de junho, o professor doutor Haytham El-Atfy, da Mansoura University, Egito, está na Univates compartilhando conhecimentos na área de paleobotânica com docentes do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e com estudantes de graduação e pós-graduação da área de biologia da Instituição. El-Atfy também participou como palestrante no III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates, no qual falou sobre o panorama da pesquisa e do ensino superior no Egito.
Palinologia na sala de aula
El-Atfy compartilhou suas experiências com estudantes de mestrado e doutorado na disciplina Patrimônio Cultural e Ambiental do PPGAD Univates. Nessa disciplina abordam-se a diversidade dos patrimônios culturais e ambientais brasileiros, o atual estado deles, suas dimensões evolutivas, ecológicas, histórias, políticas de gestão e cuidados também no contexto político-ideológico ocidental, políticas públicas com esses materiais e metodologias para a gestão. “As áreas da paleontologia e paleobotânica permitem maior conhecimento sobre o meio ambiente, tecnologias, histórias e petróleo. Os conhecimentos adquiridos nessas áreas trazem oportunidades aos alunos no mercado de trabalho”, explica El-Atfy.
“Foi uma experiência fantástica. Eu gosto da ideia de conservação de materiais paleontológicos e arqueológicos nos museus pois oportuniza que as pessoas, mesmo não atuando na área, possam conferir a história de perto”, explica Atfy. Além disso, ele e Jasper trabalharam nos laboratórios da Univates para a coleta de dados para as pesquisas científicas que estão realizando, já pensando em novos estudos.