Pesquisa de estudante da Univates aponta relação entre acadêmicos e mercado de ações

Postado as 04/07/2019 08:19:54

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

A ausência de conhecimento sobre a área financeira e a falta de capital são os principais fatores que afastam os estudantes universitários de se informar sobre o mercado de ações. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pelo acadêmico do curso de Administração de Empresas da Univates Mariano Luís Schauren. No estudo ele aplicou questionários a 192 alunos da Instituição.

Elise Bozzetto

“Eu pretendia realizar uma pesquisa com foco em uma área diferente da qual eu atuo profissionalmente, que é a comercial. Além disso, sempre me interessei pelo ramo financeiro, em buscar mais conhecimento pensando nos meus próprios investimentos. Somada a essas questões, estava a minha dúvida a respeito da participação do público universitário no mercado de ações”, justifica Schauren ao explicar por que optou por esse tema.

No estudo “Mercado de ações: análise do perfil para investimentos dos estudantes de Ensino Superior do Vale do Taquari”, foram aplicados questionários a estudantes da Univates a partir de perguntas que integram o questionário padrão de análise de perfil de investidor de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os questionários classificaram os perfis dos respondentes em conservador, moderado ou agressivo.

“Pessoas com perfil de risco conservador procuram investimentos com retornos financeiros menores, não havendo risco de perda ou havendo risco mínimo de perda. Aquelas com perfil agressivo buscam produtos financeiros de alto risco, com possibilidades de rendimentos altíssimos em pouco tempo, mas há a possibilidade de perderem todo o investimento. Já o perfil moderado é um equilíbrio entre esses dois”, aponta Schauren.

Os 192 questionamentos recebidos dos alunos dos centros educacionais da Univates foram respondidos principalmente por pessoas com idades entre 20 e 25 anos. A pesquisa identificou que 43,75% dos respondentes têm perfil moderado. Apesar disso, apenas 4,69% dos entrevistados investem regularmente no mercado de ações, percentual alto se comparado à média da população nacional em 2017, que era de 0,30% (dado da Bolsa de Valores de São Paulo).

O estudo apontou a falta de conhecimento (45,35% dos respondentes) como o principal motivo para distanciamento entre estudantes e mercado de ações, seguido pelo “medo de perder dinheiro” (31,40% dos entrevistados).

O despertar do interesse sobre o mercado de ações pode acontecer por meio do marketing de diversas corretoras e empresas de análise que vendem relatórios com indicações, como foi o famoso caso da Betina no Youtube. Com essa pesquisa, acredito que eu possa incentivar acadêmicos a entenderem mais sobre o mercado ao perceberem que ele contém informações básicas do sistema financeiro nacional e pode auxiliar quem inicia a vida de investidor. De forma pessoal, o estudo aperfeiçoou o meu conhecimento sobre esse assunto e excluiu teorias errôneas que eu tinha sobre o mercado de ações
Mariano Luís Schauren

Para o coordenador de cursos de pós-graduação lato sensu do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, Eloni José Salvi, orientador do trabalho, o estudo mostra a necessidade de se trabalhar mais o tema de finanças pessoais e familiares na sociedade e nas instituições de ensino do Brasil. “A pesquisa trata de um público com boa formação escolar. Mesmo assim, ele possui conhecimento relativamente baixo sobre o mercado de ações. Afinal, no Brasil, se investe pouco em recursos nessa modalidade, se comparado com países de nível de desenvolvimento semelhante ou maior que o nosso”, esclarece o profissional.

Vestibular

O curso de Administração de Empresas está recebendo inscrições no Vestibular Agendado da Univates. Além disso, a Instituição conta com 17 cursos a distância (EAD). Para ingressar em curso presencial ou EAD, é possível por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitando o resultado de um vestibular anterior da Univates.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 16 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas no link univates.br/vestibular/inscricao. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever em univates.br/ead/inscricao

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09