Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudante de Engenharia de Alimentos da Univates tem artigo publicado em revista internacional

Postado as 24/07/2019 08:41:05

Por Júlia Amaral

Gabriela Rabaioli Rama é bolsista de iniciação científica

Júlia Amaral

O artigo de revisão elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela acadêmica de Engenharia de Alimentos da Universidade do Vale do Taquari - Univates Gabriela Rabaioli Rama foi aceito para publicação no periódico International Dairy Journal. Intitulado “Pesquisa & Desenvolvimento MEQ: uma inovadora e sustentável produção de queijos maturados de elevado valor agregado”, o artigo é produto da pesquisa desenvolvida por meio do vínculo do Parque Científico e Tecnológico Univates - Tecnovates com a Milk, Education and Quality (MEQ).

A forte presença de indústrias de laticínios no Vale do Taquari e a grande bacia leiteira da região serviram como estímulo para o trabalho de pesquisa da MEQ. O artigo da estudante trata da potencialidade dos subprodutos dessa atividade industrial, como soros lácteos de queijo e de ricota, para aplicações biotecnológicas. Desde 2018 Gabriela é bolsista na pesquisa liderada pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

A acadêmica conta que assim que iniciou suas atividades no projeto já havia o plano de publicar um artigo de revisão. Com ela trabalha o doutorando em Biotecnologia Daniel Kuhn. Como o TCC da Gabriela estava próximo, o grupo optou por unificar os esforços. O trabalho foi submetido a publicação em abril e publicado em julho. Gabriela revela que leu mais de 150 artigos para elaborar o trabalho que foi publicado. “Esse artigo é o meu primeiro como autora, então foi muito significativo para mim”, comemora. “Além disso, escrever artigos de revisão é bem mais difícil, porque exige muito tempo para pesquisar a literatura”, revela. 

Conforme a professora Claucia, coordenadora do projeto de pesquisa, a dedicação de Gabriela foi fundamental para o bom andamento da pesquisa. “A publicação destaca o comprometimento e a dedicação da aluna e seu interesse pela bolsa de iniciação científica. Assim que Gabriela iniciou como bolsista no projeto de pesquisa, ela buscou artigos científicos em diferentes bases de dados, leu-os e iniciou a produção escrita do artigo de revisão”, afirma. 

O periódico International Dairy Journal tem pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o conceito Qualis A2. Segundo Claucia, a publicação do artigo da estudante agrega muito ao curso de Engenharia de Alimentos. “Podemos formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, que sejam capazes de buscar e explorar novos conhecimentos visando à resolução de problemas”, explica. Gabriela já planeja o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, também na Univates. 

Gabriela é bolsista na pesquisa liderada pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza

Júlia Amaral