Com o objetivo de estimular a visão crítica sobre o ensino de esportes nas escolas, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jaqueline Luiza Klein, acadêmica de Educação Física - licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - Univates, investiga a relação dos jogos escolares com a organização das aulas de Educação Física. A pesquisa intitulada “Jogos escolares e educação física escolar: investigando esta (des)articulação” foi orientada pelo professor Derli Juliano Neuenfeldt.
A ideia para o tema surgiu durante um dos estágios obrigatórios, quando o professor titular da turma solicitou que Jaqueline desenvolvesse uma prática esportiva com o intuito de preparar os alunos para as competições escolares do município. A pesquisa do TCC incluiu entrevistas com cinco docentes de escolas da rede municipal de uma cidade do Vale do Taquari em que as disputas são tradicionais e acontecem em diversas modalidades, com premiações para os melhores colocados.
Segundo a acadêmica, é possível reformular as competições de modo que os alunos possam participar ativamente em diferentes funções, não somente jogando, mas atuando também na arbitragem, por exemplo. A mudança seria possível iniciando pelos jogos internos nas escolas, também conhecidos como interséries. Ela conta que na entrevista com professores percebeu que quando os jogos escolares atingem a integração tornam-se experiências valiosas para os alunos.
Conforme Neuenfeldt, ao longo da graduação em Educação Física os estudantes são instigados a conhecer diferentes realidades escolares, observando aulas, construindo propostas de intervenção e experimentando a docência nos estágios curriculares em diferentes níveis de ensino.
O curso problematiza com os acadêmicos que a educação física escolar deve ser uma aula para todos, sem discriminações ou exclusões, independentemente do nível de habilidade ou gênero. Todos têm direito a experimentar e a aprender as diferentes práticas da nossa cultura corporal de movimento Professor Derli Juliano Neuenfeldt
Para o professor, a pesquisa de Jaqueline é extremamente relevante devido à provocação que faz. “O estudo também mostra que os jogos escolares, mesmo aproximando-se do modelo do esporte de rendimento, proporcionam aprendizagem aos alunos, principalmente em relação às atitudes de respeito aos demais participantes e a conhecer as regras dos esportes, tendo a arbitragem uma função educativa, não apenas cumpridora das normas”, observa.
Conforme Jaqueline, a aula de Educação Física não se resume à aprendizagem de destrezas esportivas. “Pode-se descobrir muitas coisas e ir além na cultura corporal de movimento, tanto de nossa região quanto de nosso País, e fazer os alunos refletirem e serem críticos sobre o que está acontecendo no mundo que engloba a educação física”, conclui.
