PPGBiotec fortalece cooperação com a Alemanha

Postado as 21/10/2019 11:22:57

Por Nicole Morás

Divulgação

Uma das atividades de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates é realizada com a Universidade de Tübingen, da Alemanha. Os estudos conjuntos ocorrem na área de fármacos e são liderados pela professora Márcia Goettert, coordenadora do PPGBiotec, e pelo alemão Dr. Stefan Laufer.

Márcia destaca que a parceria vem trazendo resultados positivos tanto para o grupo de pesquisa quanto para o PPGBiotec, visto que outros pesquisadores do programa estão atuando em parceria nesse projeto, bem como novas possibilidades de pesquisa e cooperação surgem a partir da colaboração. Ela acrescenta que atualmente estão sendo desenvolvidos trabalhos, relacionados a esse projeto, por quatro alunos de pós-graduação, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A parceria tem por base usufruir da expertise de ambos os grupos na geração e identificação de pequenas moléculas para futura aplicação farmacêutica, além de expandir e modernizar as pesquisas do grupo de pesquisa da Univates. Por outro lado, a realização do projeto estimula a mobilidade de investigadores/estudantes entre o Departamento de Química Medicinal da Alemanha e a Univates, permitindo compartilhar o conhecimento
Márcia Goettert, coordenadora do PPGBiotec

Divulgação

Como parte das atividades, em setembro a professora visitou a Universidade e o Hospital Universitário de Tübingen. Em contrapartida, no primeiro semestre de 2020 o pesquisador alemão visitará a Univates para apresentação e discussão dos resultados no PPGBiotec.

Participação em evento

A professora Márcia participou do Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, na Alemanha. A 9ª edição do evento teve como objetivo compreender a complexidade do acoplamento de componentes humanos e naturais na integração de sistemas para o desenvolvimento sustentável nos dois países promotores do simpósio.

Divulgação

Na sessão Improving human health, Márcia apresentou o estudo “O duplo inibidor JNK e p38 MAPK inibe potencialmente a viabilidade e proliferação do carcinoma hepatocelular” do Laboratório de Biotecnologia e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos da Univates. O trabalho apresentado faz parte do projeto “BioTics - Bioactive compounds and it association for new therapeutics”, contemplado com apoio financeiro do Edital CNPq Universal,  O projeto é realizado em cooperação com a Universidade de Tübingen e com o apoio do Dr. Stefan Laufer, com pesquisas-foco em química medicinal farmacêutica.

O estudo apresentado é referente a alvos farmacológicos para o tratamento de hepatocarcinoma, visando à melhor resposta ao tratamento por meio de novas alternativas.

O projeto executado em parceria tem como objetivo fornecer em médio e longo prazo importantes avanços no desenvolvimento de novas estratégias de tratamento, baseado na descoberta de novas moléculas e alvos terapêuticos, os quais irão culminar numa melhor resposta dos pacientes.

Esta é a quarta vez que a professora participa do evento. Ela apresentou trabalho e participou da comissão organizadora da primeira edição. No terceiro simpósio, em 2007, Márcia recebeu prêmio de melhor pôster, e em 2009, na quarta edição, realizou apresentação oral e de pôster.

Inscrições abertas

Até o dia 30 de outubro o PPGBiotec recebe inscrições para os processos seletivos de mestrado (28 vagas) e de doutorado (15 vagas). Os interessados poderão atuar nas áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line no site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. O candidato terá inscrição homologada após o pagamento da taxa de R$ 100,00 e a entrega da documentação na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, sala 121 do Prédio 2 da Univates. Mais informações pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615.