Grupo de Pesquisa da Univates firma parceria com Universidade da Espanha

Postado as 25/10/2019 10:31:16

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

O Grupo de Pesquisa “Currículo, Espaço, Movimento - CEM”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), firmou recentemente uma parceria com o Grupo de Pesquisa “Espai Hibrid”, da Universitat de Lleida - UDL, da Espanha. A parceria iniciou a partir de conversas com a coordenadora do projeto espanhol, professora Glória Jové Monclús, no final de 2018. Em junho deste ano a pesquisadora de Lleida visitou a Univates e o acordo foi firmado em uma visita realizada em setembro pela coordenadora do projeto de Pesquisa CEM, professora doutora Angélica Munhoz.

De acordo com Angélica, a ideia do grupo é investigar as práticas educativas e artísticas em espaços escolares e não escolares. Nesse sentido, a parceria com a universidade de Lleida permite ampliar a investigação, pois a instituição espanhola possui como eixo da formação de professores a arte contemporânea.

Angélica salienta a importância do contato com os pesquisadores de outros lugares do mundo. “Estamos vivendo um momento em que a internacionalização de pesquisa é muito importante. Isso nos permite mostrar os projetos produzidos por pesquisadores brasileiros e aprender o que instituições estrangeiras vêm desenvolvendo no campo da pesquisa educacional”, comenta.

Com a parceria, a coordenadora do projeto de pesquisa de Lleida irá realizar uma nova visita à Univates em maio de 2020, quando acontecerá o III Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, desenvolvido pelo grupo de pesquisa CEM. Além das visitas e trocas de experiências, Angélica fala sobre os planos para o futuro: “Essa aproximação permitirá desenvolver investigações em conjunto, o que resultará em publicações de artigos e um livro com a união de nossas experiências”.

Saiba mais

A UDL foi fundada no ano de 1300, sendo uma das universidades mais antigas do mundo e a terceira mais antiga de seu país. Alcançou uma posição relevante em diferentes campos de pesquisa. Atualmente a instituição conta com 111 grupos de pesquisa, em diferentes áreas de conhecimento.

A partir desse convênio com a UDL, a Univates também irá estabelecer intercâmbios acadêmicos docentes por meio do Projeto de Personalização do Ensino, que vem sendo desenvolvido pela Univates com o objetivo de criar uma proposta pedagógica institucional que resulte em novas formas de pensar a aula. O plano de ação envolve formação de professores para inovação pedagógica; missões docentes no âmbito internacional;