Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador da Univates faz conferência sobre niilismo na Itália

Postado as 06/11/2019 08:51:55

Por Nicole Morás

Divulgação

 

Membro do Centro Internacional de estudos sobre o niilismo contemporâneo (CeNic) e docente dos programas de pós-graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates, o professor doutor Rogério Schuck participa do congresso Formas de Niilismo Contemporâneo, realizado em Pisa, na Itália, até esta quarta-feira, dia 6.

Schuck é coordenador da pesquisa “Aprendizagem e ferramentas digitais no Ensino Superior”, vinculada ao PPGEnsino e ao PPGECE. No evento, o professor fez a conferência “(Pós) Modernidade e niilismo em tempos tecnológicos”, na qual abordou a modernidade e a construção do pensamento.

As Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – não somente aceleram o acesso e a circulação das informações, mas, ao avesso, produzem novas posturas. A grande questão não está no uso instrumental que se faz das TICs, mas, sim, em compreendermos o que acontece conosco acima do nosso querer. Em outras palavras, urge compreendermos como o fazer, mediante o uso da técnica e tecnologia, manifesta a essência desta, produzindo novas posturas e outro modo de ser
Doutor Rogério Schuck

Schuck acrescentou que, com as ferramentas tecnológicas, “a subjetividade não desaparece, mas enquanto presença, o sujeito muda radicalmente a sua postura. De dominador, condutor dos processos de investigação, ele é convidado a entrar no jogo do conhecimento, assumindo a postura de deixar-se guiar. Significa, em outras palavras, que há a necessidade de uma nova postura do sujeito frente ao conhecimento. Nesse jogo, as condições que se abrem são fundamentais para a efetivação do conhecimento”, afirmou ele.

Saiba mais: niilismo

O niilismo é uma corrente filosófica baseada no ceticismo e tende a colocar tudo em dúvida. O niilismo pode ser considerado positivo quando, pela crítica e pelo desmascaramento, nos revela a ausência de fundamentos prefixados e convoca-nos diante da nossa própria liberdade e responsabilidade a darmos respostas à nossa existência, muitas vezes amparada em um sistema de crenças e valores socialmente construído, como Estado, Religião e Família. São desta linha os filósofos Friedrich Hegel, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Ernst Jünger, Arthur Schopenhauer e Jürgen Habermas.