Pesquisadoras do PPGAD apresentam trabalho no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia

Postado as 07/11/2019 14:59:03

Por Redação

Vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), as professoras doutoras Jane Mazzarino e Luciana Turatti participam do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorre de 4 a 7 de novembro na Universidade Federal de Sergipe e reúne mais de duas mil pessoas de variados continentes. O tema desta edição é Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares.

Divulgação

Elas apresentam o resultado das suas pesquisas realizadas nos últimos dois anos no PPGAD. Luciana apresenta o trabalho “A utilização dos saberes locais na produção de orgânicos: um estudo a partir da realidade do Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Arroio do Meio, RS, BRASIL” sobre os saberes ecológicos, relacionado ao grupo de pesquisa Saberes e Sustentabilidade. Jane apresenta o trabalho “O que acontece quando um grupo de agroecologistas faz seu próprio documentário “, sobre um filme produzido em conjunto com as agroecologistas do Forqueta, vinculado ao grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami).

Segundo Jane, no evento estão sendo discutidas questões sobre segurança alimentar, posicionamento da sociedade sobre agrotóxicos, transgênicos e vida agroecológica. “São debates que perpassam questões de saúde, ética e autocuidado.”

A temática das pesquisas realizadas pelas professoras e o evento no qual elas participam estão relacionados com o segundo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada.