Qualificação de Mestrado Interinstitucional é apresentada na Univates

Postado as 04/12/2019 16:21:28

Por Júlia Amaral

Desde 2018, a Universidade do Vale do Taquari - Univates tem uma parceria com o Centro Universitário Ages na cidade de Paripiranga, na Bahia, que resulta na realização do Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Na manhã desta quarta-feira, dia 04, ocorreu a primeira qualificação do programa, na Univates. A mestranda Camila de Bortoli Rossatto Riedlinger tem como orientadora a professora doutora e coordenadora do PPGEnsino Ieda Maria Giongo.

Júlia Amaral

O trabalho de Camila trata de uma proposta pedagógica em um curso de Direito. A mestranda é professora do curso e passou a se questionar se as formas tradicionais de ensino nessa graduação são de fato efetivas. Ainda em seu primeiro ano como docente, Camila conheceu o Projeto Integrador da Instituição onde lecionava, que acontecia do primeiro ao sexto semestre. Todavia, o Projeto não funcionava corretamente, a ponto de não acontecer em 2017. Um dos objetivos da pesquisa é propor um modelo de Projeto Integrador que esteja centrado na experiência dos estudantes. A partir dos resultados, a mestranda deve propor mudanças no curso de Direito.

As atividades do Minter acontecem no Centro Universitário Ages e a qualificação também pode ser realizada lá. Os professores do Minter são os mesmos que realizam atividades na Univates, o que garante que a qualidade do PPG estará assegurada. Eles se deslocam para o Ages para ministrar as disciplinas e, nas semanas seguintes às aulas, os mestrandos realizam as atividades das disciplinas e, paralelamente, trabalham em suas pesquisas e dissertações. O maior impacto da realização das atividades do PPGEnsino na Bahia está na relação com o estudo das realidades escolares locais e na proposição de novas teorias e métodos que expliquem ou resolvam os objetos de investigação.