Pesquisador italiano acompanha trabalhos do PPGBiotec

Postado as 06/12/2019 10:06:12

Por Júlia Amaral

O projeto de pesquisa “Avaliação do potencial biotecnológico de aquaporinas e transportadores de glicose da membrana espermática para otimização de protocolos de criopreservação do sêmen suíno”, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, foi aprovado no Edital do Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Por esse motivo, desde segunda-feira, dia 2, o professor doutor da Universidade de Bologna Diego Bucci está na Universidade do Vale do Taquari para acompanhar as atividades do PPGBiotec.

Júlia Amaral

Conforme o professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho, as principais atividades realizadas em conjunto estão relacionadas à discussão sobre os protocolos utilizados no projeto de pesquisa e aos artigos que os professores planejam escrever juntos. “Bucci deve voltar a Lajeado mais duas vezes até o final do projeto, em 2022, e eu  também irei para a Itália, juntamente com o professor Luis Fernando Timmers”, conta. Da mesma forma, alunos de mestrado e doutorado do PPGBiotec devem ir até a Universidade de Bologna desenvolver a pesquisa.

Com a presença do professor italiano, os estudantes da Univates que são bolsistas nas pesquisas enfrentam o desafio de entender outro idioma e costumes. Para Manoela Pasini, aluna de Biomedicina, a internacionalização é importante para sua formação, pois expande as possibilidades profissionais e oportuniza a troca de conhecimentos.

Aqui na Univates pudemos fazer um curso de BGM Casa, ministrado pelo Dr. Diego, no qual tivemos a oportunidade de aprender a utilizar um software de análise espermática, linha principal de estudo do grupo, além de termos trocado experiências com experimentos de citometria de fluxo aplicada ao estudo seminal, que foi bastante enriquecedor para todos
Manoela Pasini

Além disso, o professor Diego também participará do I Workshop Internacional de Reprodução Suína ao lado de outros sete pesquisadores gaúchos. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 6, no auditório do Prédio 16 da Univates. O workshop é voltado a profissionais da suinocultura e pesquisadores em reprodução de suínos, contando com palestras e painéis de discussão de tópicos relevantes na área.

Mais informações sobre o PPGBiotec podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgbiotec, pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou telefone (51) 3714-7000 Ramal 5615.