Univates aprova Mestrado em Ciências Médicas

Postado as 20/12/2019 09:25:54

Por Elise Bozzetto

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, na mesma semana em que forma a primeira turma de Medicina, recebe autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferta de um curso de mestrado na área de Medicina I. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) deve lançar edital de seleção para 20 vagas em breve, estando as aulas previstas para iniciar em 2020.

Elise Bozzetto

Com o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar nas diversas áreas das ciências médicas e biomédicas, tanto no âmbito acadêmico como no profissional, o PPGCM terá três linhas de pesquisa, todas vinculadas à área de concentração Clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento. Os mestrandos poderão optar por desenvolver suas pesquisas em “Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Diagnósticos e Terapêuticos de Doenças”, em “Tecnologia em Saúde como Ferramenta na Clínica Médica” ou em “Ciências do Comportamento”. O mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Podem se candidatar diplomados nas diversas áreas da saúde: Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, entre outras.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, salienta que o novo PPG coroa todo o trabalho que está sendo realizado pela Instituição na área da saúde. “Para nós é um momento extremamente importante, pois é o ano em que formamos nossa primeira turma de Medicina. No ano em que 19 alunos nossos são diplomados como médicos, também estamos abrindo o nosso curso de Mestrado em Medicina. A Universidade está de parabéns por isso. A qualificação de nossos professores, juntamente com toda a qualificação que temos na área da saúde em todas as suas diferentes formações, possibilitou esse grande momento da Instituição”, salienta.

Quem também comemora é Maria Madalena Dullius, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. “A importância da aprovação do Mestrado em Ciências Médicas pode ser considerada em dois aspectos. Primeiro, é um reconhecimento da qualidade das atividades desenvolvidas na Univates em termos de pesquisa, ensino e produção de conhecimento, e segundo, porque com a oferta desse mestrado estamos contribuindo para a formação qualificada de profissionais para atuarem na área da saúde. Por meio das pesquisas serão produzidos conhecimentos que podem contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, sinaliza.

Saiba mais sobre o programa

O PPGCM tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença. O programa promove especialização voltada às áreas de

clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento e pretende incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde, tanto no âmbito privado quanto no Sistema Único de Saúde.

Outros objetivos do PPGCM são capacitar pessoas no campo das ciências médicas a partir de perspectiva multi e interdisciplinar, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.

O programa ainda pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias nos índices de saúde da população, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.

Além do PPGCM, a Univates oferece outros cinco PPGs: Sistemas Ambientais Sustentáveis, Ensino de Ciências Exatas, Ambiente e Desenvolvimento, Ensino e Biotecnologia. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615.