Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador compõe diretoria da Associação Internacional de Andrologia Animal

Postado as 05/06/2020 10:26:20

Por Nicole Morás

As associações científicas reúnem pesquisadores de uma determinada área e estimulam a produção e divulgação científica. No caso da área de reprodução animal, a Associação de Andrologia Animal Aplicada (AAAA) é a entidade internacional que congrega pesquisadores e profissionais vinculados a empresas do setor. Em eleição recente, o professor Ivan Bustamante Filho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e ao curso de Ciências Biológicas da Univates, foi eleito membro da diretoria da AAAA.

Tuane Eggers

 

Conforme Bustamante Filho, as sociedades científicas têm papel fundamental no apoio à pesquisa e no posicionamento sobre condutas pertinentes à sociedade, sempre com base científica. “Uma organização como a Associação de Andrologia Animal Aplicada tem um papel muito importante para a geração e circulação de conhecimento, que irá resultar em condutas e boas práticas adotadas por produtores de animais, como, por exemplo, novos protocolos para criopreservação de sêmen de animais de interesse produtivo e espécies em risco de extinção”, explica. Outra atribuição da AAAA é a organização de um evento bienal da associação, focado em palestras e cursos de atualização no que há de mais moderno na andrologia animal.

 

Bustamante Filho ressalta ainda que a participação de professores da Univates em cargos de direção de sociedades científicas nacionais e internacionais demonstra o destaque que os pesquisadores têm em suas áreas de atuação. Além de membro da AAAA, o docente é atualmente o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Também vinculado ao PPGBiotec, o pesquisador Raul Sperotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Agrárias (Região Sul) para o período 2020-2024.