A Psicologia do Esporte é uma área que está em constante crescimento, sendo cada vez mais notada e considerada por atletas e clubes esportivos. O assunto foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante do curso de Psicologia, Isadora Pretto Chemin, que buscou compreender e analisar os processos interventivos, bem como investigar as principais modalidades esportivas em que se encontram atuando os psicólogos, suas atividades e métodos de trabalho.
Para realizar a pesquisa, Isadora entrou em contato com psicólogos atuantes da área no Rio Grande do Sul e propôs a eles a participação na investigação por meio de um questionário contendo perguntas específicas sobre suas atuações. Com as respostas, a discente organizou os dados por meio de uma Análise de Conteúdo e na Categorização por Acervo, que busca, através dos resultados, organizar as ideias com base em estudos científicos realizados.
Conclusões
Por meio do trabalho, Isadora concluiu que o campo de trabalho é amplo, mas as possibilidades são reduzidas. Na análise dos questionários, ela identificou que as modalidades com maior presença de um psicólogo no Rio Grande do Sul são o futebol e o tênis, e que as técnicas e intervenções utilizadas são semelhantes, mas específicas para cada modalidade e objetivo.
Os resultados ainda evidenciaram que as atividades dos profissionais são desenvolvidas durante os treinos, como as observações e intervenções, tanto em atletas como na comissão técnica, com treinadores e educadores físicos. “A partir dos resultados encontrados na pesquisa, pude perceber e reforçar a ideia de que a Psicologia do Esporte está crescendo no Brasil e no mundo. No entanto, apresenta-se restrita, vide a dificuldade de encontrar psicólogos atuando nesse campo. O espaço do psicólogo ainda precisa ser conquistado em muitas outras áreas da Psicologia do Esporte, de forma a aprimorar e auxiliar os atletas no seu desenvolvimento e bom desempenho”, finaliza a estudante.
