Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

PPGAD da Univates abre inscrições para mestrado interinstitucional realizado em parceria com a Faculdade Novoeste, de MS

Postado as 08/04/2021 14:14:42

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Faculdade Novoeste, da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, oferece o Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) na região Centro-Oeste do Brasil. Por meio da iniciativa entre as instituições, professores e pesquisadores da Univates realizarão atividades de ensino, pesquisa e extensão na estrutura da Novoeste, atendendo à comunidade local por meio da ampliação da oferta de qualificação superior na área da pós-graduação Stricto Sensu na região. As inscrições estão abertas para o processo seletivo de 20 vagas de mestrado até o dia 28 de maio de 2021. 

O diretor-geral da Faculdade Novoeste, professor doutor Rodrigo Pereira, relata que a instituição se preparou para poder realizar a oferta do Minter em conjunto com a Univates, com o objetivo de entregar à comunidade sul-mato-grossense “a melhor experiência possível em um programa de mestrado, em uma parceria relevante, altamente significativa à Faculdade Novoeste e a comunidade sul-mato-grossense”, diz. “A parceria com a Univates consolida nossa seriedade para com a educação de nível superior, potencializa nossa ação acadêmico-pedagógica, sobretudo quando da oferta de um mestrado com características multidisciplinares”, relata Pereira. 

 

Divulgação/Novoeste

 

 

A oportunidade também constitui-se como um incentivo para o aprimoramento da oferta educacional na pós-graduação para a Novoeste, que já tem histórico na área da pós-graduação Lato Sensu. “Estamos reafirmando o protagonismo e ousadia de nossa instituição, sustentados pela seriedade, experiência e legado de uma das maiores instituições de ensino do país, a Univates”, comemora Pereira. 

De acordo com a coordenadora do programa, professora Neli Teresinha Galarce Machado, a possibilidade de oferecer o Minter reforça a qualidade do programa da Univates. “A oportunidade de ter o convênio aprovado com a Novoeste é uma excelente forma de divulgar um programa da área das ciências ambientais, além de promover a difusão e popularização do conhecimento científico com fim de formar profissionais qualificados. Além disso, reforça a qualidade do nosso programa, que é altamente qualificado com avaliação 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes)”, salienta. 

A expectativa é que as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do Minter do PPGAD possam abordar temas voltados às demandas da região de Mato Grosso do Sul. “A educação superior em nível Stricto Sensu é parte indispensável ao desenvolvimento de capital intelectual e, como consequência, do aprimoramento das áreas que tangenciam o estudo, a extensão e, preponderantemente, a pesquisa multidisciplinar desenvolvida pelos programas”, destaca o professor Rodrigo. “A Univates, ao socializar sua expertise e conhecimento produzindo no decorrer de mais de cinco décadas, contribui de maneira indelével ao processo de maturidade e desenvolvimento de nossa Faculdade, que nasceu sob uma perspectiva inovadora e disruptiva, e faz dessa parceria parte de seu protagonismo no cenário da educação superior sul-mato-grossense”, finaliza. 

Inscrições para o Minter

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.univates.br/ppgad. A taxa de inscrição é de R$100,00. Os resultados serão divulgados em 28 de junho e as aulas iniciam em agosto de 2021. As informações completas sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail ppgad@univates.br. 

O que é um Minter

Um Minter é uma parceria interinstitucional entre duas instituições de ensino superior, que permite que exista a oferta conjunta de cursos de mestrado, com objetivo de possibilitar que programas de pós-graduação bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC) possam viabilizar a formação de mestres em áreas diferentes dos grandes centros do País. 

Tuane Eggers

 

O PPGAD

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) é o mais antigo da Univates. O PPG já titulou centenas de mestres e doutores. Ele tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados à área ambiental.

Logo ods-4