Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 17/08/2021 13:27:43

Por Lucas George Wendt

Tuane Eggers

 

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individuais. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes serão destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 6 a 13 de agosto de 2021

Título do artigo: First species of Cunaxa (Acari: Cunaxidae) from Brazil / Primeira espécie de Cunaxa (Acari: Cunaxidae) do Brasil 

Autores: Wesley Borges Wurlitzer, Noeli Juarez Ferla, Elizabeth Franklin, Guilherme Liberato da Silva e Matheus dos Santos Rocha

Revista científica: Systematic and Applied Acarology 

Do que trata a pesquisa científica: duas novas espécies de ácaros, Cunaxa jacobdenheyeri Wurlitzer & Silva sp. nov. e Cunaxa butantorum Wurlitzer & Rocha sp. nov., são ilustradas e descritas no artigo. 

Vinculação: a pesquisa tem vínculo com o Laboratório de Acarologia do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), que está vinculado ao curso de Ciências Biológicas e aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Publicado quando: agosto de 2021.

 

Título do artigo: Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta

Autores: Walkiria Helena Cordenonzi, José Claudio Del Pino e Vanessa Mattoso Cardoso

Revista científica: Revista Brasileira de Informática na Educação 

Do que trata a pesquisa científica: o artigo aborda um estudo interdisciplinar no qual um curso sobre Pensamento Computacional (PC) foi desenvolvido em parceria com a disciplina curricular Matemática Discreta (MD) a fim de analisar e avaliar os resultados obtidos na disciplina e compará-los com os apresentados a partir da intervenção do curso de PC, incluindo um grupo de controle. A MD é uma disciplina considerada difícil pelos estudantes, por envolver abstração e raciocínio lógico, ocasionando muita reprovação e notas baixas. A contribuição do estudo foi a combinação dos instrumentos de avaliação em duas intervenções, que auxiliaram o entendimento dos conceitos abordados na MD a partir do PC, bem como as escassas pesquisas de interligação de matemática com PC no âmbito do ensino superior.

Vinculação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). 

Publicado quando: agosto de 2021. 

 

Título do artigo: Os princípios da capacidade contributiva e da progressividade como critério para uma tributação justa

Autora: Tatiele Gisch Kuntz 

Revista científica: Destaques Acadêmicos 

Do que trata a pesquisa científica: sendo a atividade tributária a principal fonte de arrecadação do Estado, ela deve estar alicerçada em princípios e critérios justos, de modo que nem o contribuinte seja excessivamente onerado, tampouco o Estado deixe de ter recursos para cumprir com suas finalidades constitucionais. Nessa perspectiva, o estudo objetiva verificar se os princípios da capacidade contributiva e da progressividade podem constituir um forte critério para uma tributação justa. Para isso, optou-se por uma abordagem qualitativa do tema. Concluiu-se que a tributação fundada em princípios próprios de uma carga tributária justa pode ser um importante instrumento na busca de uma efetiva justiça fiscal e, consequentemente, na concretização dos objetivos do próprio Estado Democrático de Direito. 

Vinculação: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/curso de Direito.  

Publicado quando: agosto de 2021. 

 

Título do artigo: A intimação extrajudicial por hora certa do devedor fiduciário: teoria e prática no registro de títulos e documentos

Autores: Gabriel Delving Ely e Maristela Juchum

Revista científica: Destaques Acadêmicos 

Do que trata a pesquisa científica: a pesquisa visa ao estudo do procedimento de execução extrajudicial do devedor fiduciário em sede de Registro de Títulos e Documentos, em delegação pelo Registro de Imóveis competente. Objetivou-se apresentar os impactos ao devedor inadimplente trazidos pelo procedimento executivo, bem como a maneira como ele se processa, e o caminho percorrido até a satisfação do crédito pelo credor. Para tanto, foram estudados o instituto da alienação e propriedade fiduciárias e a sua utilização em financiamento imobiliário, o procedimento da notificação extrajudicial em Registro de Títulos e Documentos e a prática da utilização do ato notificatório como meio de intimação do devedor fiduciário, sobretudo quando realizado por meio do rito da intimação por hora certa, em aplicação subsidiária do Código de Processo Civil, concluindo-se acerca da relevância urídica do referido procedimento, sua conveniência na concessão de crédito imobiliário e a cautela que a sua prática demanda do registrador público. 

Vinculação: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/curso de Direito. 

Publicado quando: agosto de 2021. 

 

Título do artigo: Beatles e arte: reflexões sobre a canção She’s Leaving Home pela perspectiva teórica frankfurtiana

Autora: Aline Ferreira Pfeil

Revista científica: Destaques Acadêmicos 

Do que trata a pesquisa científica: o cenário de mudanças científicas, tecnológicas, culturais e musicais dos anos de 1960 contribuiu para o desenvolvimento da indústria fonográfica, disponibilizando às massas uma diversidade de bens de consumo. Estuda-se um produto da cultura também enquanto mediador da sociedade, a fim de compreender sua atuação social. Nesse sentido, toma-se como exemplo e objeto de estudo a banda The Beatles: um fenômeno pop na década de 1960 que pavimentou o caminho para as novas bandas que surgiram nos anos posteriores. O artigo é uma adaptação da monografia de conclusão do curso de Comunicação Social - Jornalismo, sobre a mesma temática, e tem como objetivo analisar a canção “She’s Leaving Home”, dos Beatles, enquanto produto cultural. O estudo discute os atributos artísticos incorporados na faixa 06 do álbum “Sgt. Pepper’s” pela perspectiva teórica frankfurtiana e relaciona a composição com o cenário social da década de 1960.

Vinculação: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/curso de Jornalismo. 

Publicado quando: agosto de 2021. 

 

Título do artigo: O acordo de não persecução penal e sua aplicabilidade no âmbito do Poder Judiciário a partir da vigência da Lei 13.964/19

Autora: Giovana Beatriz Schossler 

Revista científica: Revista Annep de Direito Processual 

Do que trata a pesquisa científica: com o advento da Lei 13.964/19, que incluiu o artigo 28-A no Código de Processo Penal, criou-se o instituto da justiça penal consensual, denominado de acordo de não persecução penal. A pesquisa traz como objetivo tratar das discussões que surgiram no tocante à legalidade do acordo de não persecução penal e às possíveis divergências que possam existir sobre a sua aplicação no âmbito do Poder Judiciário. Concluiu-se que o instituto é promissor no sentido de evitar o processo penal, poupando tempo e recursos ao Estado, além de ser benéfico para o investigado. Tornou-se conclusiva a existência de divergência na aplicação dos acordos nos tribunais, primeiramente no tocante à intertemporalidade para sua celebração.

Vinculação: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/curso de Direito. 

Publicado quando: agosto de 2021. 

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, e estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

Logo ods