Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Botânicos da região Sul do Brasil se encontram virtualmente na Univates

Postado as 27/08/2021 11:15:47

Por Lucas George Wendt

Divulgação


Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e sobre a importância da sua conservação e das possibilidades de exploração sustentável, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com outras instituições, realizará o I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil

O evento é uma promoção da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), com organização dos membros da SBB Regional Sul, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e acontece entre os dias 3 e 5 de novembro. As inscrições são gratuitas para sócios da SBB e têm valores a partir de R$ 20,00 para outras categorias. 

Além da Univates, participam da organização do encontro a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Saiba todos os detalhes por meio das redes sociais do evento: Facebook e Instagram

Programado para acontecer virtualmente, o evento terá abrangência regional, envolvendo pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação está pautada em temas emergentes e em pesquisas em andamento nos três Estados, visando a contemplar todos os grupos biológicos estudados tradicionalmente pelos botânicos. 

Programado para acontecer virtualmente, o evento terá abrangência regional, envolvendo pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação está pautada em temas emergentes e em pesquisas em andamento nos três Estados, visando a contemplar todos os grupos biológicos estudados tradicionalmente pelos botânicos. 

Os temas atuais envolvem restauração ecológica e espécies exóticas invasoras, genética, conservação e bioprospecção de plantas, biodiversidade dos campos sulinos e seu grau de conservação. Ainda, o evento abordará o ensino de botânica, contribuindo para melhorar a prática pedagógica de professores dos diferentes níveis de ensino e de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas.  

Conforme informações da comissão organizadora do evento e também da direção da SBB Regional Sul, das quais a professora Elisete de Freitas faz parte, este é o primeiro evento que reúne professores, pesquisadores, estudantes e todas as pessoas que têm afinidade com a área da botânica dos três Estados do Sul do Brasil. “A participação no evento está aberta a todos os interessados de todo o Brasil e do exterior”, explicam os organizadores em nota. “As expectativas em relação ao evento são muitas, mas destaca-se a oportunidade de conhecer os pesquisadores do Sul do Brasil, as pesquisas que são desenvolvidas e o quanto elas contribuem para o avanço da ciência no País, para o conhecimento da biodiversidade brasileira e para o desenvolvimento sustentável”, descreve a nota. 

Comissão Organizadora

Dra. Elisete Maria de Freitas - Univates 

Dra. Liana Johann - Univates 

Dr. Felipe Gonzatti - Universidade de Caxias do Sul (UCS) 

Dra. Liliana Essi - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Dra. Lívia Godinho Temponi - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Logo ods