Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

Como parte de pesquisa, Univates realizará visitas a 500 domicílios em Lajeado a partir de 6 de janeiro

Postado as 30/12/2021 08:33:38

Por Lucas George Wendt

Uma pesquisa realizada no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com o Instituto Karolinska, da Suécia, e com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) iniciará uma de suas etapas - a de visita às residências lajeadenses para composição do grupo controle do estudo - no próximo dia 6 de janeiro. 

O objetivo geral da investigação, um esforço internacional coordenado pela professora Danuta Wasserman, de Estocolmo, e realizado simultaneamente em quatro continentes, é ampliar a compreensão da ciência sobre o comportamento suicida, especialmente no contexto da pandemia da covid-19. No Brasil, o estudo é liderado pelo pesquisador e professor da Univates Flávio Shansis. 

Divulgação/Univates

O sorteio dos domicílios já foi realizado pela Univates, de forma aleatória, a partir do número do cartão do SUS de pessoas que têm endereço na cidade no seu registro oficial, o qual foi fornecido pela Prefeitura de Lajeado em convênio com a Univates. Os pesquisadores buscam realizar 500 abordagens de pessoas maiores de 18 anos, falantes de português, que não tenham ideação suicida nem registro de tentativa de suicídio na família. Os dados deste grupo de pessoas, conhecido como amostra populacional, serão comparados, ao final do estudo, aos dados coletados em outra etapa da pesquisa, que já acontece desde março de 2020 nas áreas de Urgência e Emergência do Hospital Bruno Born (HBB) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado, com pessoas que tentaram suicídio. 

Ana Amélia Ritt

Como vai funcionar? 

A partir de contato prévio, realizado pela equipe da Instituição, para agendamento da visita, os pesquisadores aplicarão formulários e realizarão uma coleta de sangue. A participação daqueles que já foram sorteados é completamente voluntária, mas muito importante para o estudo. 

As perguntas dos questionários serão aplicadas por estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (BIC) que são alunos do Curso de Medicina da Univates e a coleta de material biológico será realizada por profissionais especialistas em coleta de sangue. Além da ligação e da visita presencial, ocorrerão outros dois momentos de contato virtual (por meio de smartphone) da equipe da Universidade com os voluntários nos 18 meses seguintes à visita presencial ao domicílio. Serão enviados questionários para que as pessoas possam responder usando seus celulares ou computadores. 

Especialmente à população que será contatada e que participará da pesquisa, a Univates reforça aspectos como a confidencialidade dos dados coletados pelos representantes da Instituição, bem como assegura o anonimato dos entrevistados e doadores de material biológico. 

Os pesquisadores que realizarão abordagens estarão identificados com as credenciais da Universidade. Em caso de dúvidas, detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal  5044.

Parcerias

A etapa da análise do material biológico conta com a parceria do professor José Cláudio Fonseca Moreira, do Departamento de Bioquímica da Ufrgs, que participa neste estudo por meio de um edital do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Ministério da Saúde; da professora Verônica Contini, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e do PPGCM da Univates; e do professor Diego Rovaris, do Laboratório de Genômica Fisiológica da Saúde Mental da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, existe uma parceria para avaliação neuropsicológica por meio da qual atuarão as professoras Rochele Paz Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), e Joana Bucker, do PPGCM da Univates. 

 

Logo ods