Espanha é o destino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Lá, o coordenador, doutor Rogério Schuck, participa do Congreso Internacional “Pensar nuestro tiempo: Modernidad/Postmodernidad (Homenaje a Gianni Vattimo y Hans-Georg Gadamer”), realizado pela Cátedra Internacional de Investigación en Hermenéutica Crítica HERCRITIA e o Departamento de Filosofía, Antropología, Sociologia e Estética da Universidade de Castilla - La Mancha.
As pessoas não conseguem ver importância no que não pode ser medido pelo cálculo. Por isso, a religião e a filosofia vem perdendo espaço na vida das pessoas. O uso dessa linguagem produz uma nova racionalidade dentro do contexto contemporâneo que engloba, por exemplo, a inteligência artificial, que nos traz uma linguagem-cálculo probabilística. Com isso, começamos a tomar cada vez mais decisões baseadas na Inteligência Artificial Rogério Schuck, coordenador do PPGEnsino
O professor explica que “não é tanto aquilo que nós fazemos no uso da técnica, e hoje podemos acrescentar no uso da tecnologia digital, mas é muito mais o que acontece conosco e como vai mudando nosso comportamento, nosso modo de ser através deste fazer. O modo de ser do homem contemporâneo está sendo profundamente modificado pela essência da técnica. A técnica produz algo que resulta na transformação do modo de ser dos seres humanos”, acrescenta.
Transpondo a análise para o contexto do ensino, Schuck acredita que em tempos pandêmicos, o smartphone pode ser um bom exemplo e se mostrou muito eficiente para que milhões de jovens no Brasil pudessem continuar seus estudos e acessar as orientações de seus professores. “Desse modo, foi possível buscar materiais e informações que professores transmitiam de modo virtualizado, não raro dialogando em tempo real. Então a questão não está tanto no uso que fazemos, que pode ser muito produtivo, mas o que acontece conosco acima do nosso querer”, finaliza ele.
Doutorando realiza sanduíche na Espanha
Além da participação no evento, outra ação de internacionalização realizada pelo PPGEnsino é a realização da pesquisa do doutorando José Alberto Romaña Díaz, que foi contemplado com bolsa do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE). Esta foi a primeira vez que um aluno do PPGEnsino é contemplado com esse tipo de bolsa, uma promoção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).
