A pandemia de covid-19 impôs ao contexto educacional - no Brasil e no mundo - uma transformação de seus processos e um novo modelo de ensino e aprendizagem. Muitos professores se desafiaram em aulas remotas, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o uso do WhatsApp. Por meio desse aplicativo, os professores têm desenvolvido relações de ensino e de aprendizagem, utilizando diversas estratégias, como vídeos, textos multimodais e áudios, que auxiliam nas aulas remotas.
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o uso da ferramenta WhatsApp como mediadora da prática pedagógica e docente durante a pandemia, foi realizada uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A autoria da pesquisa é do mestrando Manoel Maria Silva Negrão e do professor Derli Juliano Neuenfeldt. O estudo, publicado na revista EaD Em Foco, pode ser conferido clicando neste link.
A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Santana, no Amapá, com uma professora e sua turma do 1º ano do ensino fundamental, abrangendo 24 alunos. Foi realizada entrevista com a professora e a observação das aulas remotas nos meses de agosto e setembro de 2021.
Os dados indicam que a implementação do WhatsApp como recurso para o ensino foi positiva no caso da turma acompanhada. “Fazendo sua adequação para o contexto escolar, reforçamos a eficiência do aplicativo - o que nos leva a pensar sua utilização como ferramenta pedagógica no 1º Ano do Ensino Fundamental, com capacidade para promover o desenvolvimento de inovadoras estratégias de ensino, como o uso de imagens, áudios e vídeos, possibilitando a expansão da sala de aula física para o ambiente digital”, complementa o mestrando.
“Nosso estudo também apontou que, quando se trata de utilização de tecnologias digitais na educação, garantir a equidade de acesso aos recursos e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes têm que ser fatores fundamentais para possibilitar a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem”.
