A rede envolve universidades privadas e públicas, nomeadamente: Ufrgs, UFFS, UFSM, Uergs, Unisinos, Univates, UFCSPA, UCS, IFRS e Furg; o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF); a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS; e a empresa Quatro G Biotecnologia.
Sob coordenação do professor doutor Marco Antônio Záchia Ayub, da Ufrgs, o projeto tem como objetivo a criação de um centro regional de pesquisa permanente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de bioprocessos e biotecnologia aplicados à industrialização de alimentos de qualidade e inovadores, em um sistema de economia circular, com integração completa de ciclos produtivos.
O objetivo geral será buscado pelo desenvolvimento permanente de tecnologias de bioprocessos para o aproveitamento de todos os resíduos e subprodutos da indústria agroalimentar do Estado do RS, visando à conversão desses materiais em produtos de alto valor agregado voltados à criação de novos alimentos e melhoria da qualidade nutricional de alimentos já existentes.
A professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza é a representante institucional da Univates no projeto. Bolsista de iniciação científica, doutorando e pós-doutorando vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) também compõem a equipe juntamente com ela.
“Minha expectativa é aprimorar as pesquisas desenvolvidas na Univates por meio da interação e troca de conhecimento com os pesquisadores da rede e do compartilhamento de equipamentos robustos, que qualificam os resultados experimentais obtidos nos projetos”, relata a pesquisadora Claucia.
