Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

TCC realizado na Univates investiga como ocorreram as aulas de Educação Física durante as aulas remotas no Ensino Fundamental

Por Pietra Darde

Postado em 24/08/2022 08:42:09


Compartilhe

“Escolhi estudar esse tema por conta da vontade de entender algumas questões sobre o período de aulas não presenciais, olhando para as várias adequações e mudanças que foram necessárias para a continuidade das aulas de Educação Física escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. Além disso, era uma inquietação para as escolas e para a Educação Física pensar em como as atividades desse componente seriam desenvolvidas com os alunos, como agir e pensar no ensino nesse momento, sabendo-se que não havia muitas pesquisas e estudos sobre essa temática”, explica Sabrina.

A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada em uma cidade do Vale do Taquari. Os sujeitos da pesquisa, que foram o professor de Educac?a?o Fi?sica, um membro da equipe diretiva e cinco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, participaram de entrevistas e de grupos de discussão. A partir do levantamento, verificou-se que foram buscadas novas te?cnicas e formas de desenvolver os conteu?dos da disciplina, principalmente por meio das tecnologias digitais. 

As atividades aconteciam por meio das redes sociais, como WhatsApp e YouTube, da plataforma da prefeitura e, em 2021, de aulas on-line, diariamente, pelo Google Meet. Ale?m disso, tambe?m foi utilizado material impresso com textos e imagens. Já as atividades que exigiam pra?ticas corporais e esportes foram adaptadas e realizadas com materiais simples existentes na casa dos alunos, como corda, tampinhas de garrafa, caixas de papel, entre outros objetos.

A pesquisadora concluiu que o ensino remoto quebrou paradigmas no ensino da Educac?a?o Fi?sica escolar, como, por exemplo, de ela “ter que ser pra?tica” e de ter que ser apenas desenvolvida na escola.

Sabrina Raquel Kich

Acervo Pessoal Acredito que meu trabalho passa a ser importante para as pessoas que estão buscando sobre as adaptações realizadas no ensino e no componente apresentado durante a pandemia de covid-19, período que aborda algumas consequências e benefícios que ocorreram tanto para alunos quanto para professores. No desenvolver do trabalho, pude conhecer novos meios de ensinar, novos hábitos e aprender com pessoas envolvidas.

Hoje, como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, Sabrina está envolvida em outras temáticas que se aproximam dessa linha de pesquisa. Neste momento, ela estuda sobre o corpo, sua relação e representações no ensino.

“No momento estou trabalhando em uma outra temática que acredito que vai contribuir muito para esse curso e para minha formação. Futuramente pretendo continuar estudando sobre esses temas tão complexos e importantes para as crianças e adultos, sendo os estudos em ambientes escolares ou não escolares”, finaliza.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar