Roman Matovsky/Unsplash

Trabalho de conclusão realizado por diplomada da Univates analisa a influência do comportamento alimentar dos pais no excesso de peso infantil

Postado as 08/09/2022 16:36:42

Por Pietra Darde

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido na graduação em Nutrição da Universidade do Vale do Taquari - Univates buscou analisar a influência do comportamento alimentar dos pais no excesso de peso na infância. A autoria do estudo é da agora diplomada Jenifer Sofia Wahlbrinck, que foi orientada pelas professoras Fernanda Scherer Adami e Simara Rufatto Conde. A pesquisa foi  publicada na Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar

A diplomada partiu do conceito de que a família tem papel essencial  para estimular costumes e hábitos alimentares saudáveis em crianças. A nutricionista revela que sempre apreciou a área da nutrição infantil, por isso decidiu pesquisar sobre o tema.

Foi observando comportamentos alimentares de pais e de crianças da minha convivência que fiquei instigada a saber se, de alguma forma, as práticas parentais como a disponibilidade dos alimentos, a permissão e a restrição, a pressão para comer e a recompensa poderiam determinar o comportamento alimentar da criança e o desencadeamento do excesso de peso.
Jenifer Sofia Wahlbrinck

Explicando o estudo

Para desenvolver sua pesquisa, a acadêmica utilizou o método de estudo transversal quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, por meio de intervenção realizada em um município do Vale do Taquari. Participaram do estudo 30 crianças em fase de pré-escola e os pais delas. Para a coleta de dados, Jenifer realizou visitas domiciliares, juntamente com as agentes comunitárias de saúde, no período de janeiro a março de 2022.

Os pais participantes foram questionados sobre disponibilidade diária de frutas e  hortaliças, modelo de consumo de guloseimas, uso de recompensa, redução de  gordura, refeições especiais e também sobre as características sociodemográficas e hábitos alimentares. Já as crianças tiveram seus pesos aferidos.

Conclusão da pesquisadora

A pesquisadora concluiu que mães com ensino superior disponibilizam frutas e hortaliças com mais frequência para as crianças, quando comparado às mães com ensino  médio. Além  disso,  mães  com  ensino superior estabelecem menos limites para guloseimas do que as outras escolaridades. Também, percebeu-se que pais eutróficos disponibilizam mais opções alimentares quando comparados aos pais com sobrepeso e obesidade.

Acervo Pessoal

Espero que, de alguma forma, meus resultados possam contribuir e auxiliar na prevenção e no tratamento do excesso de peso infantil, buscando uma intervenção mais focada no âmbito familiar.
Jenifer Sofia Wahlbrinck

Futuramente ela pretende aprofundar o estudo coletando amostras em outras cidades e regiões.

“Acredito ainda que a inclusão de outras variáveis nessas pesquisas, como o funcionamento familiar, estilos parentais, rotina, crenças e costumes, também possa trazer novos caminhos para a prevenção e o tratamento do excesso de peso, complementando as estratégias convencionais que são utilizadas atualmente e que nem sempre surtem o efeito desejado”, completa Jenifer.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods