Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

História do Cemitério da Cruzinha, em Sério, é resgatada em parceria entre Univates e município

Postado as 13/06/2023 15:45:04

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

No dia 7 de junho, em sessão da Câmara de Vereadores de Sério, foi apresentado oficialmente o dossiê de pesquisa que resgata a história do Cemitério da Cruzinha, local histórico do município. 

O trabalho foi realizado pelos professores doutores Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz e pela mestra Patrícia Schneider, todos vinculados ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates (CMDPU/MCN).

O dossiê, que está disponível para pesquisa, pode ser consultado neste link ou na Secretaria da Prefeitura Municipal de Sério (rua Dezessete de Novembro, 1075).

 

Divulgação/Univates

Para entender

O antigo cemitério de Sério, conhecido como Cemitério da Cruzinha, já não possui mais as cruzes de madeira que indicavam os locais de sepultamento. Esse espaço marcou a história do município e de pessoas que sepultaram seus parentes, mas ao longo do tempo perdeu sua identidade. Agora, uma parceria entre o município e a Univates buscou resgatar o contexto histórico desse local, visando à construção futura de um memorial.

Cruzinha foi a primeira denominação da localidade, que deu origem ao município de Sério. A colaboração entre o Centro de Memória do Museu de Ciências da Univates e o município foi parte de um projeto que teve como objetivo contextualizar as informações sobre o Cemitério da Cruzinha, buscando entender quando e por que ele surgiu, quem foi sepultado no local e qual o significado desse espaço para a comunidade.

Como o trabalho foi realizado? 

Para a realização desse trabalho, os pesquisadores combinaram informações de documentos históricos com relatos de pessoas da comunidade. “Com as informações, é montado o processo da história do local, sempre contextualizado com o cenário à sua volta”, explica a historiadora Patrícia Schneider. 

Foram consultados registros de igrejas, prefeitura, câmara de vereadores, jornais, cartórios e outras instituições. Segundo Patrícia, o cemitério surgiu no final do século XIX e continuou sendo utilizado ao longo dos anos pelos moradores da localidade, principalmente os mais pobres, mesmo não sendo um cemitério oficialmente constituído. 

Importância 

O resgate histórico e a valorização da memória das comunidades são importantes para a compreensão da identidade e a preservação da herança cultural. Iniciativas como essa parceria entre a Univates e o município de Sério não apenas resgatam e documentam informações valiosas, mas também permitem que a comunidade se reconecte com seu passado e fortaleça seu senso de pertencimento. Ao fim do dossiê, os pesquisadores da Universidade elaboraram recomendações sobre a patrimonialização, preservação e turistificação do espaço. 

Divulgação/Univates

Logo ods