Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudo demonstra que levedura residual cervejeira tem potencial biotecnológico para produção de suplementos alimentares para bovinos leiteiros

Postado as 14/06/2023 11:38:47

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Levedura desidratada


Recentemente, a doutora Cláudia Schlabitz defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O estudo foi orientado pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza e teve coorientação do professor doutor Daniel Neutzling Lehn. O estudo é intitulado “Desenvolvimento de processos biotecnológicos para aplicação da levedura residual cervejeira como suplemento na alimentação de bovinos leiteiros”. 

A pesquisa foi desenvolvida em uma parceria entre a Universidade e a empresa Launer Química Ltda. Cláudia contou com uma bolsa do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a realização de seus estudos. O projeto, para sua execução, também contou com apoio de recursos oriundos do Edital TechFuturo de 2021, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Divulgação/Acervo pessoal

Detalhando o estudo 

A investigação realizada por Cláudia visa a aproveitar a levedura residual cervejeira para produzir suplementos para alimentação de bovinos leiteiros. Essa levedura é um subproduto da indústria de cerveja e pode ser potencialmente poluidora, mas também possui alto valor nutricional devido à composição da sua parede celular. 

Os objetivos do estudo foram desenvolver estratégias biotecnológicas para reutilizar a levedura residual na produção de suplementos para bovinos leiteiros e avaliar sua viabilidade econômica, além de seus efeitos na qualidade e produção do leite dos animais.

A pesquisadora realizou um estudo de viabilidade econômica para a implantação de um sistema de beneficiamento da levedura residual, mostrando que o processo é viável. Também foi avaliada a possibilidade de extração da parede celular da levedura residual por meio de autólise, cujo processo foi definido e avaliado quanto à viabilidade econômica da implantação em escala industrial. 

Divulgação/Acervo pessoal

A parede celular produzida foi suplementada a bovinos leiteiros e os resultados mostraram que o bioproduto gerado pode contribuir para o aumento da produção leiteira e dos teores de gordura e de sólidos totais do leite.

Além disso, experimentos preliminares foram realizados para avaliar a bioacumulação de selênio na levedura residual cervejeira. O objetivo é validar um método de quantificação de selenometionina por meio de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, de forma a avaliar quais concentrações de selênio inorgânico adicionadas aos cultivos da levedura promovem mais bioacumulação de selênio.

Perspectivas futuras 

A produção local de suplementos movimenta a economia, permite o acesso a suplementos altamente nutritivos com mais facilidade e possibilita que as cervejarias tenham um destino mais nobre para a levedura residual. 

Na imagem: Bioacumulação de selênio - Na esquerda, levedura sem selênio. Na direita, levedura com selênio. 

“Atualmente é necessário tratar o produto ou contratar uma empresa de recolhimento para dar um destino ‘adequado’. Ambas as alternativas têm custo elevado e não são a opção mais sustentável. O ideal é buscar a redução da quantidade de resíduos por meio do seu reaproveitamento, tornando-o uma matéria-prima em outros processos, contribuindo para a prática da economia circular”, detalha a pesquisadora. 

Cláudia espera que os resultados de sua pesquisa sejam utilizados para estabelecer um processo industrial para o beneficiamento da levedura. “Finalizaremos a etapa da bioacumulação de selênio e depois pretendemos avaliar a viabilidade econômica e também a possibilidade de implantar o processo na indústria”, explica.

Logo ods-11