Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Luke Southern

Atuação das mulheres no mercado de trabalho no Vale do Taquari

Postado as 19/06/2023 13:06:49

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Uma pesquisa orientada pela mestranda em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) Lucimara Fiorese foi transformada em artigo e publicada recentemente na Revista Estudo & Debate. A pesquisa é de autoria da técnica em Administração Luana Brandão. 

Luana sempre demonstrou interesse em abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  os temas “mulheres” e “trabalho” e, com a orientação de Lucimara, ela conseguiu. A orientadora do estudo explica que, como docente, ela entende que, quando um aluno pesquisa sobre uma temática de seu interesse, o estudo flui naturalmente e traz resultados. “Quando o tema pesquisado faz sentido para o aluno, o assunto torna-se relevante e de extrema importância, assim como é perceptível nessa pesquisa”, conclui Lucimara Fiorese. 

Aplicação da pesquisa

Com o objetivo geral de descrever a opinião das mulheres sobre sua inserção no mercado de trabalho na contemporaneidade, considerando as conquistas de espaço, e com os objetivos específicos de analisar o perfil das mulheres, analisar a participação, relatar as dificuldades encontradas e descrever a importância da mulher no mercado de trabalho por uma amostra de mulheres do Vale do Taquari-RS, Luana Brandão utilizou a metodologia de pesquisa descritiva, com procedimentos qualitativo e quantitativo. Por meio desse formato de pesquisa, buscou trazer aspectos comuns e contrastantes sobre a opinião dos sujeitos pesquisados - as mulheres.

A coleta dos dados ocorreu entre 27 de agosto e 07 de setembro de 2020, por meio  do Formulário Google, contemplando questões mistas. Para atingir maior número de respondentes em um menor tempo, bem como abranger todas as cidades da região investigada, a divulgação ocorreu por meio das redes sociais da autora do estudo.  

Resultados obtidos 

A pesquisa obteve 109 respostas, sendo 83% de respostas femininas e 17% masculinas. Como o estudo era exclusivamente sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho  considerando a visão feminina, foram desconsideradas as participações masculinas, restando  91 formulários respondidos.

Destacam-se os resultados da pesquisa que demonstram que as mulheres no Vale do Taquari começam a trabalhar muito cedo, normalmente entre os 14 e 16 anos, ou seja, ainda cursando a Educação Básica. Elas atuam, em sua maioria, nas áreas educacionais, administrativas e produtivas, e ainda que lentamente ocupando cargos gerenciais e de diretoria, não se limitando apenas aos trabalhos domésticos. 

A pesquisa aponta que as mulheres têm conseguido superar dificuldades e administrar seu tempo a favor de seu crescimento pessoal. Isso apesar de ainda serem alvo de discriminação em áreas predominantemente masculinas, de a maternidade ser percebida como discriminatória na concorrência laboral e de os homens receberem melhores oportunidades de ascensão. 

Pode-se dizer que a sociedade está em processo de modernização, diminuindo as barreiras que limitam as oportunidades e qualificações entre os gêneros masculino e feminino, de forma a apresentar oportunidades iguais no ambiente de trabalho, independente do sexo. 

Lucimara Fiorese comenta que, ao transformar o estudo em artigo, é possível compartilhar os resultados com outros pesquisadores. Observa que ela e Luana pretendem apresentar os resultados obtidos em eventos da região. “Acredito que estudos relacionados às mulheres ecoam em nossa região e divulgá-los traz notoriedade a esse público. Contudo, entendo que lançar um olhar para as mulheres em suas mais variadas faces permite repercutir sua importância nas diversas relações que acontecem entre elas e para elas.” 

Logo ods