Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Livro sobre a história de Santa Clara do Sul tem participação do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates

Postado as 19/06/2023 13:06:50

Por Assessoria de Imprensa de Santa Clara do Sul

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Ernesto Dornelles

No intuito de valorizar a história, cultura, inovação e tecnologia de Santa Clara do Sul, o governo municipal lançou o primeiro livro do município, conectando passado, presente e futuro. O evento, realizado no Clube Centro de Reservistas, na quinta-feira, 1º de junho, contou com a presença de mais de 300 pessoas. 

O livro, intitulado "Nós não estamos sozinhos - História de fé e luta de Santa Clara do Sul", foi escrito pelo jornalista Eduardo Dorneles, com base na pesquisa histórica realizada pelos pesquisadores doutores Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, e a mestre Patrícia Schneider, vinculados ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa, do Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates - CMDPU/MCN.

Patrocinado pela Sicredi Integração RS/MG, o livro retrata os desafios e conquistas do município desde sua colonização, incluindo a luta dos colonos contra os maragatos e o processo de emancipação, até os dias atuais. Com 260 páginas divididas em 10 capítulos, a obra mergulha no tempo e se coloca em cada época, envolvendo os leitores com seus personagens. O autor utiliza uma abordagem lúdica, combinando criação e imaginação, para descrever detalhadamente a história de Santa Clara do Sul. 

Além do texto, o livro conta com um álbum de fotos que ilustram a história e o desenvolvimento do município ao longo dos mais de 150 anos de colonização. O processo de criação dessa obra minuciosa demandou aproximadamente um ano e oito meses, incluindo pesquisa, entrevistas, escrita, correção, diagramação e impressão.

O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que a idealização do livro busca estabelecer uma conexão com a verdadeira essência do povo de Santa Clara do Sul. Segundo ele, "é uma forma de valorizar e eternizar fatos importantes e pessoas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui hoje, comemorando o desenvolvimento e a qualidade de vida de nossa terra".

Além de preservar a história local, o prefeito acredita que o livro se tornará uma valiosa fonte de pesquisa para a comunidade, em especial para os alunos, ampliando o conhecimento sobre o município. Ele ressalta que a obra também se tornará um instrumento relevante para os visitantes e turistas, proporcionando um acesso qualificado à história de Santa Clara do Sul. A iniciativa demonstra o comprometimento da universidade comunitária em engajar-se em projetos de resgate histórico das comunidades locais, contribuindo para a preservação da identidade e o fortalecimento do vínculo entre os moradores e sua cidade. 

O material está disponível para retirada e consulta na Biblioteca Pública Municipal Padre Alberto Träsel, na avenida 28 de Maio, 1103, em Santa Clara do Sul.  

Logo ods