Professor do PPGBiotec atua como docente visitante em uma das mais antigas universidades do mundo, na Itália

Postado as 21/07/2023 09:03:08

Por Redação Univates

O professor doutor Ivan Bustamante Filho, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve recentemente na Itália, na Universidade de Bolonha (Università di Bologna), atuando como professor visitante.

Nicole Morás

Ivan é médico veterinário graduado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com estágio de doutorado (sandwich) na Ludwig-Maximilians Universität München, da Alemanha. Ele realizou pós-doutorado na Faculdade de Veterinária da Ufrgs.

Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha é reconhecida como a mais antiga universidade em funcionamento contínuo em todo o mundo. A experiência internacional de Bustamante foi possível graças à verba recebida por meio de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em conjunto com o PPGBiotec da Univates.

Bustamante pôde vivenciar a história e a tradição acadêmica que permeiam os espaços da Universidade de Bolonha. Durante uma semana repleta de atividades, ele teve a oportunidade de ministrar aulas e compartilhar sua expertise com os estudantes italianos, trocando conhecimentos e experiências de pesquisa interculturais.

Durante sua estadia na Alma Mater Studiorum – Università di Bologna, o professor da Univates teve a oportunidade de se envolver em atividades de pesquisa, participar de seminários e debates científicos, ampliando sua visão e sua rede de contatos no campo da biotecnologia aplicada à reprodução, sua área de pesquisa. Essa imersão na cultura acadêmica europeia proporcionou ao professor novas perspectivas e possibilidades de colaborações futuras em seu campo de atuação.

Divulgação

Saiba mais

A Universidade de Bolonha, além de ser referência em tradição e história, é reconhecida internacionalmente por sua excelência acadêmica e por seus programas de pesquisa em diversas áreas. Sendo assim, a participação do professor brasileiro como docente visitante nessa instituição é um marco em sua carreira e representa um importante reconhecimento por sua contribuição para o avanço científico em seu país de origem. A universidade oferece centenas de opções de formação entre programas de graduação e pós-graduação, abrangendo em torno de 90 mil estudantes, assessorados por uma equipe de 5 mil professores e técnico-administrativos.

Logo ods-4