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Lucas George Wendt

Revistas científicas Signos e Estudo & Debate têm novos números publicados

Postado as 07/08/2023 22:11:48

Por Lucas George Wendt

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Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As revistas Estudo & Debate e Signos são dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos. 

Divulgação/Univates

Estudo & Debate 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA

Jessica Bonella, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Tania Craco, Maria Emilia Camargo, Nadia Cristina Castilhos, Vera Maria Barba

ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO ESPACIAL E DA ESPECIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DO ABATE DE SUÍNOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Juliane Webster de Carvalho Galvani, Glauco Schultz, Paulo Dabdab Waquil

CAPACIDADES ESTATAIS TÉCNO-ADMINISTRATIVAS E POLÍTICO-RELACIONAIS EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: UMA VISÃO DO GESTOR MUNICIPAL

Matheus Barbosa de Oliveira, Jaime Crozatti

ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS RODOVIÁRIAS NO POSTO ADMINISTRATIVO DE SABIÉ E SEUS CONSTRANGIMENTOS

Sadia Sultuane Jethá

IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EXTREMA POBREZA E POBREZA NO MEIO RURAL E URBANO DAS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS DE ACORDO COM A PNAD CONTÍNUA DE 2019

Luana Hespanhol de Souza, Marlon Gomes Ney

DO ESTADO NEOLIBERAL AO SOCIAL: PARA REPENSAR O PAPEL DO ESTADO DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

Antônio Alberto Freitas, Maria Alane Pereira de Brito, Magda Costa Silva, Verônica Salgueiro do Nascimento, Suely Salgueiro Chacon

ANÁLISE DA TRANSIÇÃO FLORESTAL NA AMAZÔNIA LEGAL

Lucas Morales, Cassiano Bragagnolo

FATORES ASSOCIADOS A CONFIGURAÇÃO DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO AGROALIMENTARES NA MICRORREGIÃO DE CACHOEIRA DO SUL

Simone Bueno Camara, Maycon Noremberg Schubert, Sérgio Schneider, Janaína Balk Brandão, Gustavo Pinto da Silva

EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PENITENCIÁRIO MOÇAMBICANO: ANÁLISE DO PROCESSO DA SUA ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Jose Henriques Mutemba, Fernando Lives Andela Niquice

Divulgação/Univates

Signos 

PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DESENVOLVIDOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UNIVATES: UMA ANÁLISE DE 2016 A 2020

Adriana Alves Sousa, Jacqueline Silva da Silva, Thaís Maiara Breitenbach dos Santos

POLÍTICA CRIMINAL: O CONTRASTE DO PACOTE ANTICRIME E A EXECUÇÃO DA PENA

Mateus Medeiros Nunes

ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

Wesley Gonçalves do Nascimento, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

LITERATURA E OS PROCESSOS DE LER E ESCREVER TRADUTÓRIOS NA UNIVERSIDADE

Fabiane Olegário

O PAPEL DO PROFESSOR COM COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

José Renan De Souza Belém, Silvana Neumann Martins

ENSINO REMOTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO A REALIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM JUAZEIRO DO NORTE (CE)

Cícera Tatiana Pereira Viana, Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Silvana Neumann Martins

CAPACITISMO NO CONTEXTO DA LUTA POR RECONHECIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Rummening Marinho dos Santos, Janine Marta Coelho Rodrigues

CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Isabela Vieira Barbosa, Caique Fernando da Silva Fistarol, Márcia Regina Selpa Heinzle

HONESTIDADE À PROVA: “PEGUE SUA ÁGUA E PAGUE”

Jaime José Rauber

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: O DESPERTAR DE UMA ARTISTA

Bárbara Amaral Martins, Amanda de Oliveira Felizardo, Larissa Taynara dos Santos Brandão, Daiane Bogado Pereira da Silva

PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO SOBRE O TRABALHO COM O TEXTO MULTISSEMIÓTICO NO ENSINO MÉDIO

Samya Semião Freitas, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Fernanda de Castro Modl

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO

Elaine Marilene Stack Paludo, Derli Juliano Neuenfeldt

ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA

Catiane Schaurich, Deniz Alcione Nicolay

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Ana Clara Benevides Lopes, Márcia Helena de Melo Pereira

TECENDO MEMÓRIAS DO IDOSO TRABALHADOR E DA IDOSA TRABALHADORA

Sílvia Helena Castro Bessa, Iandra Fernandes Caldas, Cícero Nilton Moreira da Silva

CONTRIBUIÇÕES DO TEOREMA DE TALES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CENÁRIO DAS PESQUISAS DO PROFMAT

Wagner Marcelo Pommer

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO

Mateus Lorenzon, Altair Alberto Fávero

HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O BIOMA PAMPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Bianca Larrea Machado, Cassiano Lopes Moreira, Guilherme Joner, Camila Aparecida Tolentino Cicuto

DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS EM GEOMETRIA: UMA ANÁLISE

Gabriel de Oliveira Soares, José Carlos Pinto Leivas

ENTRE O PEDAGÓGICO E O ESCOLAR: OS (DES)CAMINHOS DA COORDENAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ

Cleomar Maciel Araújo Vieira, Janine Marta Coelho Rodrigues

ABUSO SEXUAL EN NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES MENORES DE 14 AÑOS EN LA LOCALIDAD DE KENNEDY DE BOGOTÁ EN EL PERIODO 2019 – 2020

Ernesto Fajardo Pascagaza, Nubia Liliana Cantor Pinzón

A NATUREZA DOS TEXTOS DRAMATÚRGICOS E O PALCO IMAGINÁRIO: A LEITURA DA DRAMATURGIA NO CONTEMPOR NEO

Fabiano Tadeu Grazioli

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELEMENTOS AFRO- BRASILEIROS E INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO INTEGRADO

Carmina Viana de Paula do Vale, Jair José Maldaner, Marcelo Rythowe, Rivadávia Porto Cavalcante, Khellen Cristina Pires Correia Soares

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

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