Grupo de pesquisa CEM, do PPGEnsino, comemora 10 anos

Postado as 14/08/2023 10:19:25

Por Lucas George Wendt

Ana Amélia Ritt

Fundado em 2013, o Grupo de pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, comemora 10 anos em 2023. O grupo destaca-se como um espaço de estudos, pesquisas e criações pedagógicas, tendo como base teórico-metodológica a Filosofia da Diferença, a partir de pensadores como Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze & Félix Guattari e Michel Foucault.

Seminário Formação Pedagógica & Pensamento Nômade

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2023, o Grupo CEM estará promovendo a quarta edição do Seminário Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, com o tema “Aula como espaço ético-estético-político”.

Divulgação

Nesta edição, o Seminário Formação Pedagógica & Pensamento Nômade também está agregando o I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino, por meio do qual serão colocadas em discussão a área de Ensino da Capes, assim como as temáticas que envolvem a pesquisa em Ensino.

O evento, como um todo, também será a oportunidade da comemoração dos 10 anos do CEM. Além das conferências, painéis, apresentação de trabalhos, será realizada uma confraternização, no dia 12 de setembro, após a atividade da noite, no Volúpia - Bar e Espaço Cultural (rua Augusto Lange, 70 - bairro Americano, Lajeado - RS), onde ocorrerá um sarau artístico com a escritora Gabriela Leal. As informações sobre o seminário e inscrições podem ser encontradas no site do evento.

Trajetória do CEM

Criado em 2013, o Grupo CEM se consolida como uma referência na pesquisa educacional, promovendo estudos, pesquisas e ações no campo da Filosofia da Diferença e do Ensino. O CEM integra duas redes de pesquisas  - a Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (RIATTE), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - ambas incluindo pesquisadores de diversas universidades do Brasil e da América Latina. Mas sua atuação também se estende para além-mar, por meio de uma parceria com a Universitat de Lleida, Espanha, a qual permite a troca de experiências, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a internacionalização da produção científica.

Ana Amélia Ritt

Com um histórico de projetos, o Grupo CEM já realizou dois macroprojetos institucionais: "O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar" (2013-2016) e "Ensino e aprendizagem: o currículo em meio a práticas educativas e artísticas" (2017-2021). Esses projetos contaram com parcerias institucionais - o primeiro com a Escuela Pedagógica Experimental, de Bogotá/Colômbia; o segundo com parcerias com instituições de arte - Museu de Arte do Rio (MAR), Fundação Iberê Camargo (FIC), Fundação Vera Chaves (FVC) Barcellos e Sesc/Lajeado. Esses projetos receberam apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que possibilitou o avanço nas investigações e na produção de resultados relevantes para a área educacional.

Atualmente, o Grupo CEM está realizando um projeto institucional intitulado "A aula como criação: interfaces com a docência, o ensinar e o aprender". A proposta visa investigar a aula como um modo de pensar/fazer a partir de uma prática de criação.

Tais problematizações estão sendo mobilizadas em discussões realizadas por meio dos três Grupos de Trabalho que compõem o Grupo CEM: GT1 - Ensino e diferenças; GT2 - Arquivo, docência, criação; GT3 - Aprendizagem, docência inventiva e educação a distância.

Desde 2022, o Grupo CEM também vem desenvolvendo um outro importante projeto, com apoio do CNPq, intitulado “Brocantes: palavras e coisas da escola”, o qual tem como objetivo produzir um arquivo público com documentos escolares, a fim de dar visibilidade ao que foi produzido documentalmente pela escola a partir do início do século XX.

Nestes 10 anos de existência, o Grupo CEM produziu inúmeras atividades de extensão, seminários, investigações em instituições, produção de artigos científicos e publicação de livros,  que podem ser encontradas em seu site https://www.univates.br/gruposdepesquisa/CEM/

Logo ods