Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Estudo avalia cognição e independência de idosos institucionalizados durante a pandemia

Por Lais Pontin Matos

Postado em 01/09/2023 08:56:59


Compartilhe

Avaliar o desempenho cognitivo e a independência funcional em atividades da vida diária de idosos residentes em uma instituição de longa permanência de Lajeado durante o período da pandemia de covid-19. Esse foi o objetivo de um estudo desenvolvido no projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia (PASSG) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, publicado pela Revista Foco em agosto de 2023. 

Estiveram envolvidos na realização da pesquisa os professores Magali Quevedo Grave, Tania Cristina Fleig, Alessandra Brod e Eduardo Périco, além dos acadêmicos Eluana de Goes Schneider (bolsista do PASSG), Júlia de Paris, Luana Vidmar e Derli Bonine. Ao acompanhar a rotina de idosos institucionalizados, os acadêmicos puderam compreender de que maneira a pandemia afetou diversos aspectos da vida e do bem-estar dessas pessoas.

Estudo avaliou a cognição e a independência de idosos institucionalizados.

Metodologia

Descobertas

Aprendizados

Graduandos que participaram da pesquisa puderam aprofundar conhecimentos teóricos e práticos.

Eluana, Júlia e Luana são acadêmicas do curso de Fisioterapia e Derli cursa Nutrição. Para os graduandos, a experiência de auxiliar na condução de uma pesquisa representou uma oportunidade para aprofundar conhecimentos teóricos e práticos. “Pela primeira vez pude aplicar os instrumentos de avaliação clínica e, com a orientação da professora Magali, traçar um perfil dos idosos institucionalizados”, explica Derli.

Júlia conta que se surpreendeu com o caráter multidisciplinar do estudo. “Trabalhar em equipe foi incrível. Planejar as atividades em grupo é sempre interessante porque você percebe que cada pessoa tem um olhar diferente sobre aquilo que está sendo realizado”.

Luana destaca que a realização da pesquisa fez com que ela tivesse ainda mais noção da importância da sua profissão. “A fisioterapia gerontológica auxilia a prevenir e tratar diversas doenças. O estudo nos permitiu avaliar as reais necessidades de cada um dos idosos e, de acordo com elas, adotar condutas para melhorar ou manter sua qualidade de vida”.

Para Eluana, a pesquisa também trouxe aprendizados emocionais. “Tivemos a chance de ouvir relatos cheios de sentimentos de pessoas que se alegram com a nossa presença e aprender com cada momento compartilhado. Esse estudo me impulsionou a seguir na área da Fisioterapia para continuar aprimorando os cuidados que considero serem essenciais na minha profissão e no meu dia a dia”, finaliza.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar