Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.
No início de setembro, uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve no Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Composto por quatro laboratórios, o CNPEM é o maior investimento em ciência e tecnologia no Brasil, localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo.
A estrutura de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Segundo Timmers, “a possibilidade de realizar as pesquisas no Sirius permite que novas linhas de pesquisa possam ser desenvolvidas na Instituição, bem como a ida ao Sirius começa a dar visibilidade à Univates no cenário das pesquisas em biologia estrutural”.
CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fomenta a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de alta performance na América Latina, nas áreas de ciência dos materiais, biociências, nanotecnologia e bioenergia. Pesquisadores do Brasil e do exterior utilizam as sofisticadas instalações de pesquisa dos laboratórios nacionais do CNPEM para realizar experimentos impraticáveis em suas instituições de origem. O Centro também qualifica recursos humanos voltados à Pesquisa & Desenvolvimento em complexas técnicas laboratoriais que integram suas instalações abertas.
