TCC investiga a representação da mulher lajeadense na década de 1970 pela ótica do jornal O Informativo do Vale

Postado as 02/10/2023 08:50:10

Por Lais Pontin Matos

Quando a estudante do curso de História da Universidade do Vale do Taquari - Univates Luélen Knecht e seu professor orientador, Mateus Dalmáz, começaram a investigar as matérias veiculadas no jornal O Informativo do Vale para entender como a mulher lajeadense era representada na década de 1970 após a inauguração da BR-386, eles levantaram uma hipótese que não demorou muito tempo para se fragmentar. Inicialmente, ambos partiram da ideia de que a figura feminina retratada pelo veículo de comunicação se enquadrava em um estereótipo clássico: o de esposa, mãe e dona de casa.

Conforme a pesquisa foi se desenvolvendo, Luélen e Dalmáz ficaram surpresos ao constatar que, mesmo circulando em um contexto mais conservador, o jornal já reproduzia discursos e narrativas que desafiavam a representação da mulher apenas como objeto de beleza, desejo e submissão. Os indícios de empoderamento e resistência feminina que despontaram nas páginas de O Informativo do Vale ajudaram a reivindicar espaços de poder e autonomia para as figuras que eram subjugadas pela sociedade na época.

Discursos e narrativas reproduzidos pelo jornal O Informativo do Vale desafiavam a representação da mulher apenas como objeto de submissão.

Metodologia e resultados

Divulgação/Jornal O Informativo do Vale

Uma das reportagens veiculadas pelo Jornal O Informativo do Vale.

Para elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Luélen realizou uma pesquisa qualitativa a partir da análise investigativa de matérias veiculadas no jornal O Informativo do Vale nos anos de 1970, 1975 e 1980. Além disso, a agora diplomada também fez uma revisão bibliográfica e um levantamento de dados com base nas informações das reportagens.

Dalmáz explica por que ele e sua orientanda decidiram focar o estudo na década de 1970, que sucedeu um acontecimento regional histórico. “Precisávamos escolher um período de tempo que tivesse sido relevante para Lajeado. Entendemos que a inauguração da BR-386 foi um marco importante para a cidade, pois representou o início de um processo de urbanização e desenvolvimento econômico”.

Quanto às fontes de pesquisa consultadas, o professor comenta que, inicialmente, ele e Luélen haviam pensado em analisar processos-crime para identificar casos que envolvessem mulheres e, a partir deles, interpretar atividades da esfera pública protagonizadas por figuras femininas. Depois, a dupla optou por estudar um veículo de comunicação, já que discutir o papel desempenhado pela imprensa em determinados contextos também é função dos historiadores.

Ao falar sobre a conclusão à qual a pesquisa chegou, Dalmáz destaca as mudanças que ocorreram ao longo da década de 1970.

Percebemos, por exemplo, que a mulher deixou de ser representada como alguém que tinha uma vida frívola e doméstica para tornar-se uma figura mais influente na sociedade. Além disso, o estudo revelou aspectos do desenvolvimento urbano, social e econômico derivados não de estatísticas econômicas, mas sim da representação simbólica da mulher
Professor Mateus Dalmáz

Pesquisa ajudou diplomada a compreender o passado e a melhorar o presente

Luélen comenta que realizar um estudo sobre a evolução das experiências e identidades das mulheres em um contexto específico lhe trouxe inúmeros aprendizados. Um deles está relacionado à importância de analisar um assunto por meio de uma abordagem multidisciplinar. “O tema da minha monografia não é exclusivo da História, ele também dialoga com áreas como a Comunicação e a Economia justamente porque trata da questão de todo o crescimento econômico e urbano decorrente da inauguração da BR-386”, enfatiza.

Divulgação/Jornal O Informativo do Vale

Uma das reportagens veiculadas pelo Jornal O Informativo do Vale.

A historiadora acrescenta que, no decorrer do processo de pesquisa, ela também entendeu a real necessidade de saber ler entrelinhas, identificar visões ideológicas e contextos históricos e aprofundar as análises para obter uma melhor compreensão do passado. “Os registros jornalísticos forneceram insights valiosos sobre como era a sociedade na década de 1970”, diz.

Luélen conclui que, de modo geral, a pesquisa a ajudou a compreender o passado e a melhorar o presente.

O tema do meu trabalho permanece relevante até os dias de hoje, com a representação de gêneros na mídia sendo um tópico crítico de discussão. Entender como as representações femininas influenciaram as percepções e expectativas sociais pode ser útil para que tenhamos mais ciência dos desafios e das oportunidades encontrados pelas mulheres contemporâneas
Luélen Knecht, diplomada em História

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-5