Professor da Univates publica artigo em revista científica voltada à área de Relações Internacionais

Postado as 06/10/2023 10:06:09

Por Natalia Nissen

O professor Edmilson Milan, do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates, publicou um artigo na revista científica Carta Internacional, da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). O trabalho foi escrito em coautoria com os professores Silvia Regina Ferabolli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Alexandre Gonçalves, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.

No artigo “Relações econômicas entre o Brasil e o mundo árabe: sobre a ampliação do comércio, a garantia da segurança alimentar e a construção de parcerias estratégicas”, os autores explicam como a parceria estratégica entre o Brasil e o mundo árabe pode ampliar o comércio internacional brasileiro e contribuir para a segurança alimentar dos países árabes. Por meio de análise de documentos, os professores concluem que o Brasil deve investir no potencial exportador das pequenas e médias empresas e estruturar uma parceria para alavancar as relações comerciais e econômicas árabe-brasileiras.

Antônio Luiz Marini Marchi

Professor Edmilson Milan

Conforme a pesquisa realizada pelos docentes, historicamente as exportações brasileiras concentram-se em poucos produtos, principalmente aqueles relativos à indústria extrativa, à agropecuária e a produtos da indústria da transformação relacionados ao agronegócio. Os dez principais produtos exportados pelo Brasil para os países da Liga Árabe são minério de ferro, açúcar, carne de frango e suas miudezas (congelados), milho, soja e seus derivados, carne bovina (refrigerada e congelada), ouro em barras, café, pastas químicas de madeira, trigo ou tabaco.

“As empresas brasileiras responsáveis por essas exportações são poucas. Mesmo assim, os 22 países membros da Liga dos Estados Árabes ainda representam o terceiro maior destino das exportações globais brasileiras. Não resta dúvida de que uma maior aproximação do governo brasileiro com os países árabes – em moldes similares àquela promovida pela China, na esfera da parceria estratégica – é crucial para estreitar os laços árabe-brasileiros”, esclarece o artigo.

Sobre a publicação

A revista Carta Internacional é uma publicação científica quadrimestral e tem o objetivo de promover o debate intelectual qualificado a respeito de temáticas fundamentais do meio internacional que, no âmbito da ABRI, se organizam em sete eixos analíticos: Teoria das Relações Internacionais; Instituições Internacionais; Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa; Economia Política Internacional; Análise de Política Externa; História das Relações Internacionais e da Política Externa; Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17